ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 28º

Interior

Caarapó e Nova Andradina completam 64 anos nesta terça-feira

Ambos os municípios foram emancipados pela Lei nº 1.189, de 20 de dezembro de 1958

Geniffer Rafaela | 20/12/2022 07:01
Escultura na entrada da cidade de Caarapó (Foto: Caarapó News)
Escultura na entrada da cidade de Caarapó (Foto: Caarapó News)

Além de Dourados, que celebra 87 anos, outros dois municípios comemoram aniversário nesta terça-feira, dia 20. A data de celebração da emancipação é válida para os moradores das cidades de Caarapó e Nova Andradina, ambos os municípios foram emancipados pela Lei nº 1.189, de 20 de dezembro de 1958.

Caarapó fica a 283 km de Campo Grande e este ano as comemorações começaram ainda no dia 17 de dezembro com show da cantora gospel Eyshila. Nos dias seguintes, foi a vez de Davidson Silva e Hugo e Guilherme subirem aos palcos. Hoje, dia 20, o encerramento das programações deve acontecer com o show da dupla Guilherme e Santiago. Os cantores estarão se apresentando a partir das 20h, no Parque de Exposições de Caarapó, a entrada é gratuita.

Inicialmente a cidade de Caarapó foi colonizada pelos “mineiros”, como eram chamados os trabalhadores da Companhia Mate Laranjeira. Em 1927, nasceu o povoado, atual sede do Município de Caarapó, que teve como fundadores Nazário de Leon e Manoel Benites.

O crescimento da região foi impulsionado pela extração de erva mate, planta nativa da região. A Cia. Mate Laranjeira era a responsável pela exploração e entrega do produto em áreas previamente delimitadas. Eles também construíram as "recheadas", ou casa sede, e larga trilha onde permitia que veículos de tração animal trafegassem. As trilhas abertas levavam até as margens do Rio Amambaí, por onde as mercadorias eram transportadas até os centros consumidores.

Com influência indígena tupi-guarani, a origem do nome da cidade significa:  “CAA”, erva-mate, e “RAPÓ”, raiz de erva-mate, dando destaque à planta que fomentou o aumento populacional da cidade. Atualmente o município possui 31.005 habitantes, segundo o censo do IBGE.

Vista áerea da cidade de Nova Andradina (Foto: Divulgação)
Vista áerea da cidade de Nova Andradina (Foto: Divulgação)

A cidade de Nova Andradina possui duas datas de comemoração, sendo o dia da lei de criação, que é 20 de dezembro, e a data da implantação, conforme Ata, aconteceu no dia 30 de abril de 1959.  Sendo que ficou determinado feriado municipal o dia 30 de abril e facultativo dia 20 de Dezembro.

As comemorações do segundo aniversário deste ano tiveram início ainda no dia 16 e terminaram ontem (19). A festança foi marcada pelo encerramento do campeonato amador da cidade, com direito à premiação e show baile com DJ Ailton, a final do velocross estadual que também teve show de bandas locais. O encerramento dos eventos ficou por conta da dupla João Bosco e Vinicius que realizaram show na segunda-feira.

Segundo o registro histórico da cidade, o pecuarista paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade foi responsável pela fundação de Nova Andradina. Ele é o mesmo colonizador da cidade do estado de São Paulo, Andradina. O município sul-mato-grossense recebeu o prefixo “nova” para que não houvesse confusão com os nomes.

No ano de 1957, o paulista começou a trabalhar nas terras que compõem a cidade atualmente. Após o loteamento de outras propriedades houve uma grande migração de paulistas, paranaenses, mineiros e, principalmente, nordestinos, que se deslocaram ao então embrião da cidade.

Conhecida como a “Capital do Vale do Ivinhema”, atualmente Nova Andradina possui 56.057, segundo o censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade já recebeu o título de “Capital do Boi”, pela importância de ser um dos principais polos pecuários do Brasil.

Nos siga no Google Notícias