ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Interior

Comércio na fronteira estará fechado para realização do Censo Paraguai

Presidente Mario Abdo Benítez decretou feriado nacional para a população receber os recenseadores

Jhefferson Gamarra | 09/11/2022 09:11
Comércio em Pedro Juan Caballero, fronteira com o Brasil (Foto: Divulgação)
Comércio em Pedro Juan Caballero, fronteira com o Brasil (Foto: Divulgação)

O Paraguai decretou feriado nacional nesta quarta-feira (9) para realização do Censo 2022 do país. A medida foi estabelecida pelo presidente Mario Abdo Benítez para que moradores permaneçam em casa, das 5h às 18h, a espera dos recenseadores.

Com isso, todo o comércio de Pedro Juan Caballero, cidade que faz fronteira com Mato Grosso do Sul, estará de portas fechadas de acordo com o presidente da Câmara de Indústria, Comércio, Turismo e Serviços de Pedro Juan, Kalil El Hage. “É uma paralisação a pedido do Governo Federal para que seja feito o Censo. No dia seguinte tudo volta ao normal”, esclareceu.

Conforme o decreto, estão autorizadas apenas a circulação de pessoas que façam parte de serviços essenciais ou que estejam aplicando questionários do Censo. O transporte público também está proibido.

Realização de espetáculos e reuniões públicas, em locais abertos ou fechados estão vedadas. Eventos esportivos também são proibidos, bem como atividades em universidades e escolas, apresentações teatrais e cinematográficas. Durante o horário estabelecido, também não poderão funcionar restaurantes, bares, supermercados e padarias.

O Censo é realizado pelo Instituto Nacional de Estatística e o feriado nacional foi decretado pela lei nº 6.987. A população do país é estimada em 7,22 milhões de pessoas.

*** Com informações do site Capitanbado

Nos siga no Google Notícias