Dois meninos com miosite recebem alta e médico diz que infecção é comum
Crianças internadas no Hospitald a Cassems tiveram alta ontem e outros dois que estão no HU devem ir para casa até amanhã; infectologista que atendeu os quatro pacientes falou sobre a doença
Das quatro crianças com idades de 6 a 10 anos internadas nesta semana em dois hospitais de Dourados com uma gripe que provocou febre, vômito e fortes dores musculares que chegaram a dificultar a locomoção dos pacientes, duas já tiveram alta e duas devem ir para casa até a manhã desta sexta-feira (19).
Três meninos são da cidade de Jateí, vizinha de Fátima do Sul, e o outro, o mais novo dos quatro, mora em um bairro da região oeste de Dourados.
Os dois primos, que estavam internados no Hospital da Cassems, tiveram alta ontem e já voltaram para casa. Os dois que estão no Hospital Universitário, um deles o douradense e outro de Jateí, apresentam gradativa melhora e há previsão de alta entre hoje e amanhã, segundo a assessoria do HU.
Doença misteriosa – As primeiras informações sobre a doença considerada misteriosa surgiram na terça-feira (16), dando conta que seis crianças de Jateí teriam apresentado os sintomas.
A secretária de Saúde de Jateí, Cileide Cabral da Silva Brito, disse na terça que a doença é semelhante a uma forte gripe e que os exames descartaram doenças como dengue e meningite. Entretanto, segundo ela, eram três e não seis crianças da cidade com os sintomas.
O HU chegou a informar que existiam dois moradores de Jateí internados na enfermaria pediátrica, mas na quarta corrigiu a informação e disse que um deles é de Dourados.
Conforme o hospital, os quadros são similares ao de uma gripe forte, com a presença de febre e dores intensas pelo corpo, em função de infecção por vírus. A infecção evoluiu para um quadro identificado como miosite viral, quando um vírus comum causa inflamação nos músculos.
Médico fala sobre doença – Nesta quinta-feira (18), o médico infectologista Daniel Abraão, que atendeu os pacientes que estão no HU e os que estavam no hospital da Cassems, falou com o Campo Grande News sobre o quadro das crianças e disse que a doença é considerada comum.
Segundo ele, a miosite é uma inflamação que atinge os músculos e pode ser provocada por vários tipos de vírus, inclusive o da gripe. O especialista disse que as crianças foram hospitalizadas para fazer o tratamento necessário e que se recuperam bem.
Daniel informou que os pacientes reclamavam forte dor no músculo das pernas e isso ocorreu por causa da inflamação provocada pelo vírus, sem nenhuma ligação com danos neurológicos.
O médico disse não ter conhecimento de outros casos semelhantes ocorridos recentemente na região de Dourados. “A mãe de um dos pacientes relatou que estava com os primeiros sintomas, mas não me procurou mais”.