Dourados aumentou em cerca de 400% as solicitações de internação por covid
Em menos de um mês, explosão de casos levará Prefeitura a ampliar atendimento para população
Os números de pessoas contaminadas com coronavírus em Dourados, cidade localizada a 251 km de Campo Grande, preocupa o prefeito Alan Guedes (PP). Amanhã (31) ele vai dar uma coletiva de imprensa para falar as medidas de ampliação de atendimento para a população após o aumento de mais de 400% em solicitações de internação entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano.
A explosão de casos gerou uma corrida da população por atendimento na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h e PAM (Pronto Atendimento Médico) da cidade. Os especialistas esclareceram que a situação é reflexo imediato das festas de fim de ano. Porém, a diferença em relação ao ano anterior é que a maioria das pessoas está vacinada.
A demanda por leitos de UTI aumentou e já existe fila de espera. De acordo com a assessoria de imprensa, Dourados tem 10 leitos habilitados, porém é necessário aumentar novamente para suprir a demanda.
Neste domingo (30) a taxa de ocupação de leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de covid estava com 115,79%, ou seja, havia mais pacientes necessitando de atendimento do que os leitos disponíveis.
A Prefeitura ainda destacou que não tem a previsão adotar medidas restritivas, mas sim ações para aumentar o atendimento das pessoas, inclusive para instalar novos leitos. Os detalhes serão apresentados a partir das 8h, no auditório do Paço Municipal.
Conforme os dados divulgados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta semana, Dourados tem 8,25% de não vacinados, ou 17.451 habitantes. Já 20.65% não tomou a segunda dose, o que representa 43.699 pessoas. Outras 158.330 não buscaram o reforço, 74,83% do total. São 211.590 douradenses aptos a se vacinar.