Dourados vai transferir 8 pacientes com covid-19 para Rondônia
Eles têm idades entre 29 e 79 anos e atendem a critérios exigidos para que a viagem seja feita
Oito pacientes com covid-19 internados em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) de Dourados serão transferidos para Porto Velho, em Rondônia, nesta sexta-feira (4). Em nota divulgada na noite desta quinta-feira (3), a prefeitura informou que eles têm idades entre 29 e 79 anos e atendem a critérios exigidos para que a viagem seja feita.
Os pacientes sairão de Dourados por volta das 6 horas em ambulâncias tipo UTI Móvel, monitoradas por médico e enfermeiro. De lá, seguem para Campo Grande onde embarcam em um voo da FAB (Força Aéreas Brasileira) às 11 horas. A transferência será coordenada pela Central de Regulação Estadual e Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo o município, as transferências atendem parâmetros estabelecidos pela regulação, que exige avaliação para saber se os pacientes têm condições de fazer a viagem. Segundo equipe médica, os oito apresentam melhor prognóstico de recuperação da covid-19, no entanto, precisam de um leito semi-intensivo.
As remoções foram autorizadas por familiares dos pacientes, sob justificativa da “garantia da saúde, bem como, vazão do fluxo de pacientes na fila de espera de leitos hospitalares para atendimento Covid”.
Nesta quinta-feira (3), segundo a Central de Regulação, Dourados está com 46 pessoas aguardando por um leito de UTI.