Em 2ª operação no dia, PF cumpre 7 mandados sobre desvio de armas
Operação Ópla é desfecho da apreensão de pistolas e fuzis, no dia 4 deste mês na Capital
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (14) a Operação Ópla para cumprir sete mandados de busca e apreensão em Campo Grande e em Maracaju, cidade a 159 km da Capital. A investigação é sequência da apreensão de armas de um CAC (colecionador, atirador e caçador), no dia 4 deste mês em Campo Grande.
Segundo a Polícia Federal, os mandados expedidos pela Justiça estadual estão sendo cumpridos nesta sexta-feira (14) com apoio do Exército brasileiro. Ópla vem do grego e significa “armas”.
A operação tem como objetivo reprimir o trânsito e comércio ilegal de pistolas e fuzis, além de munições de grosso calibre, desviadas de possíveis CACs, clube de tiro e armeiros.
Conforme a PF, as investigações mostram que as armas estariam em nome de “laranjas” e, possivelmente, seriam usadas por organizações criminosas dedicadas à prática de crimes violentos, como roubos a comércios, bancos e até tomada de cidades.
As buscas de hoje fazem parte do aprofundamento das investigações relacionadas à prisão do construtor civil Narciso Chamorro, 32, flagrado no dia 4 no bairro Moreninhas com 3 pistolas 9 mm, 4 fuzis, munições, coletes balísticos com identificações falsas da Policia Civil e outros materiais.
Abordado pela PF em um Corsa quando saía de uma casa na Rua Radra Mamed Alli, próximo ao Parque Jacques da Luz, Narciso carregava armas e munições no porta-malas. Ele disse que tinha sido contratado por R$ 2 mil para guardar as armas por ser CAC. O homem, identificado como “RD”, seria de Maracaju.