Em cidade que costuma fazer 40°C, cenário de geada impressiona
Porto Murtinho fez frio, teve geada e virou cenário para fotos e vídeos
Quem costuma enfrentar os 40°C do calor de Porto Murtinho, cidade 431 quilômetros da Capital, acordou impressionado com o cenário de geada protagonizado pelo município.
As imagens gravadas acima pelo militar do exército, Marcelino da Silva Gavilan, de 56 anos, mostram as camadas finas de gelo que se formaram em cima do veículo da família, e não foi na zona rural não. O vídeo foi gravado no Bairro Jockey Club, na manhã de hoje, por volta das 7h.
"Foi uma noite extremamente fria, tivemos 4 graus registrados pela madrugada, mas acredito que a sensação térmica tenha chegado a zero", relata o militar. Em momentos de tanto frio, é de se pensar em quem está nas ruas, à mercê. "Nós que possuímos um teto, tudo bem, mas e as pessoas que não têm?", questiona.
Nascido e criado na região, Marcelino conta que se recorda de um evento similar a este na década de 1990, nos destacamentos militares da região. "Acredito que tenha sido em 1995, chegou nesse patamar, um cenário até bonito. Estava de guarda, peguei o último horário e observei que havia geado bastante de tal forma que criou-se essa camada de gelo", recorda.
Mas o frio parece mesmo ter ficado no passado para quem vive o dia a dia numa cidade que beira os 40ºC. "Essa temperatura de agora, eu acredito que foi a primeira vez que chegou. Na semana passada estávamos com calor, na sexta-feira era aquela temperatura ambiente de 40 graus", brinca.
O militar conta que o frio de hoje não é mais como de antigamente, que a temperatura caía durante todo o inverno. "O que temos hoje são picos de frentes frias. Temos que aproveitar bastante agora para depois conseguir suportar o calor. Mas a gente se adapta a tudo", diz.
Qualquer queda na temperatura é sentida na hora pelos murtinhenses. Hoje então, os grupos de WhatsApp acordavam em polvorosa com registros da geada pelo campo, veja abaixo: