ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  05    CAMPO GRANDE 20º

Interior

Em outra operação, agência antidrogas combate roças de maconha na fronteira

Balsalto II, conduzida pela Senad do Paraguai, ocorre na região de Yby Pytá, a 50 km de Paranhos

Por Helio de Freitas, de Dourados | 05/09/2024 10:08


A Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai iniciou uma nova ofensiva contra o cultivo de maconha na linha internacional com Mato Grosso do Sul. Com apoio de helicópteros (veja o vídeo acima), a Operação Basalto III ocorre nos arredores de Yby Pytá, a 50 km de Paranhos (MS).

O trabalho de campo para destruir roças da droga e acampamentos montados em áreas de mata ocorre numa região dominada por grupos locais e facções criminosas que controlam a produção destinada ao mercado brasileiro.

Nas primeiras horas de operação, 14 acampamentos foram destruídos nas colônias Yerutí e Yby Pytã. Até agora, 159 toneladas de maconha em fase de cultivo e já processada foram destruídas.

A área é marcada também por confrontos armados e assassinatos na guerra travada por traficantes rivais. É nessa região que atua o grupo liderado por Selva Elizabeth Portillo Rodas, a “Selva Hũ”, apontada como mandante de série de assassinatos nos últimos meses.

Ela foi presa no dia 22 do mês passado em Vila Ygatimí, também no departamento de Canindeyú. Segundo a Senad, Selva fez aliança com facções e comandava importante núcleo de produção da droga enviada às grandes cidades brasileiras.

Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias