ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 32º

Interior

Empresa espanhola assume aeroporto de Corumbá, o 3º no Estado

Aena informou que vai ampliar o terminal de passageiros e investir na segurança da pista

Por Maristela Brunetto | 10/11/2023 09:10
Aeroporto de Corumbá era o último que faltava ser assumido em MS; no ano passado, foram 36,9 mil passageiros (Foto: Arquivo)
Aeroporto de Corumbá era o último que faltava ser assumido em MS; no ano passado, foram 36,9 mil passageiros (Foto: Arquivo)

A empresa espanhola Aena é a responsável a partir de hoje pela administração do Aeroporto de Corumbá, o último dos três que ela assumiu em Mato Grosso do Sul após vencer concessão feita pelo Governo Federal. Primeiro, a empresa assumiu o aeroporto da Capital e no começo da semana, o de Ponta Porã, que também foi regularizado pela Receita Federal para fiscalizações alfandegárias.

Nesta manhã, a empresa já conduziria a chegada da primeira aeronave, vindo de Campinas; na sequência, estava prevista decolagem levando passageiros a Bonito. Conforme informou a empresa, o novo aeroporto sob seu comando é o mais antigo do Centro-Oeste, tendo este ano recebido já 19.999 passageiros. Ao longo de 2022, a movimentação foi de 36.942 passageiros.

O planejamento da empresa é ampliar em 50% a estrutura do terminal de passageiros, passando de 1.950 metros quadrados para 2.850 metros quadros, além de melhorar a estrutura para oferecer mais segurança às operações na pista, conforto aos passageiros e tornar o empreendimento sustentável. O projeto das alterações deve ser apresentado ainda este ano à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), assim como o referente ao de Campo Grande, que a empresa assumiu em outubro com uma reforma inacabada.

Maior operadora de aeroportos em volume de passageiros no mundo, a empresa conta que esse é o quinto que assume na rodada de concessões que venceu, totalizando 11 estruturas no país, com investimentos de R$ 3,3 bilhões em outorgas. Ela vai ficar com a operação de aeroportos, ainda, em Minas Gerais, São Paulo e Pará.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias