Energisa fecha acordo com hospitais para garantir economia nas contas de luz
Termos de cooperação com entidades de Rio Negro e Aparecida do Taboado prevê troca de equipamentos e instalação de aquecimento solar de água
A Energisa fechou termos de cooperação técnica com duas entidades administradoras de sistemas hospitalares no interior de Mato Grosso do Sul. Os acordos com a Associação Beneficente de Rio Negro e a Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado visam a garantir economia de energia elétrica em hospitais, dando conforto e segurança às instituições, funcionários e pacientes.
Os termos foram firmados na segunda-feira (23). Pelo projeto, serão providenciadas trocas de equipamentos de ar-condicionado, refrigeração e iluminação antigos por outros que, além de maior eficiência, tenham o selo Procel de Economia de Energia. Também serão instalados sistemas de aquecimento solar de água em substituição a chuveiros elétricos.
Os projetos de eficiência energética nos hospitais devem ser executado ao longo de um ano, sendo concluídos em maio de 2019.
“À medida que o hospital tem melhores condições de receber a população, mais eficaz se torna o tratamento. Com isso, a credibilidade do gestor e da instituição aumentam”, afirmou o diretor-presidente da Energisa, Marcelo Vinhaes, avaliando que o investimento fará os municípios oferecem melhores serviços de saúde à população, evitando deslocamentos para outras cidades em busca de tratamento.
Beneficiados – Edson Moreno Reduk, diretor da Associação Beneficente de Rio Negro, explicou que o hospital tem 18 leitos para urgência e emergência, sendo realizadas em média 900 consultas por mês para pacientes da cidade e das vizinhas Aquidauana, Rio Verde, Corguinho, Bandeirantes, São Gabriel do Oste e até mesmo Corumbá.
“Esse apoio da Energisa veio em boa hora porque a nossa demanda é alta e a conta de luz, também. Só temos a agradecer”, disse Reduk.
Com 82 funcionários, a Fundação Estatal de Saúde de Aparecida do Taboado atende em média a 120 pacientes por dia em áreas como cardiologia, pediatria, ortopedia, ginecologia e anestesiologia.
Estima-se que, com o acordo com a Energisa, haverá economia de R$ 32 mil por ano “a custo zero para a instituição”, afirmou o diretor-geral da entidade, Marco Antônio de Freitas Pires. “É uma oportunidade muito benéfica e vantajosa porque vai gerar uma economia na fatura mensal de energia elétrica”, destacou.