Famílias de agricultores recebem hoje escritura de fazenda em Rio Pardo
Um sonho que virou realidade. É o que promete o ato promovido pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), instituição vinculada a Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Agrário, Produção e Agricultura Familiar), nesta sexta-feira, 16, com a entrega do contrato de financiamento, um documento válido como escritura da propriedade, para as 58 famílias de pequenos agricultores que compraram a Fazenda Marcussi, em Ribas do Rio Pardo, distante 97 Km de Campo Grande.
“O papel representa um antigo sonho de homens e mulheres em ter o próprio sítio”, diz nota divulgada pelo Governo do Estado. Previsto para às 9h30 nas dependências da fazenda, o evento é anunciado como o início de uma nova etapa para as 58 famílias. Isso porque o contrato de financiamento, que tem força de escritura, abre caminho para a inclusão dos agricultores nos programas de políticas públicas e acesso à assistência técnica e extensão rural.
Com 402,55 hectares, a Fazenda Marcussi foi adquirida pelas famílias de agricultores familiares com recursos do Programa Nacional de Crédito Fundiário, e dividida em 58 pequenas propriedades de 6,94 hectares cada.
De acordo com a Agraer, além da escritura, as famílias vão receber incentivo para a lida com bovinicultura de leite, criação de peixe e cultivo de mandioca, melancia e abacaxi.