Fechado há quase 4 anos, aeroporto vai ser investigado por atraso em obras
Há três anos e oito meses, Aeroporto de Dourados encerrou as atividades para reforma e desde então está parado
Fechado há três anos e oito meses, o Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, a 230 km de Campo Grande, vai ser investigado pelo Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul por demora nas obras e na retomada dos voos comerciais. Em maio de 2021, o local encerrou as atividades para reforma e desde então está parado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira, em Dourados, está fechado para voos comerciais desde maio de 2021 para obras de reforma. O Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul vai investigar a demora na conclusão das obras e a retomada dos voos. O procurador Caio Hideki Kusaba alega que o fechamento causa prejuízos à população e economia locais. A Prefeitura de Dourados e a Infraero devem prestar informações sobre as medidas adotadas para corrigir irregularidades, enquanto a Anac deve informar sobre o andamento da homologação das obras. O prefeito de Dourados se reuniu com uma companhia aérea para tentar a retomada dos voos, mas ainda não há definição.
Conforme o procurador da República Caio Hideki Kusaba, o Aeroporto Regional de Dourados “encontra-se fechado para voos comerciais desde o mês de maio do ano de 2021, paralisado para obras de reforma” e a “manutenção do fechamento do aeroporto para voos comerciais traz severos prejuízos à população e economia locais.”
Para estabelecer o inquérito, o procurador sustenta, em portaria, que é preciso apurar as razões da demora na conclusão das obras e ainda, da retomada dos voos comerciais com aviões de grande porte e, por fim, cita que há indicativos de irregularidades na cabeceira 24 da pista de pouso e decolagem e problemas no terminal de passageiros e na estrutura elétrica do prédio.
Com isso, ele determinou que a Prefeitura de Dourados (proprietária do aeroporto) e a Infraero (atual gestora) prestem informações acerca das medidas que foram e que estão sendo adotadas para a correção de irregularidades e que a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) informe sobre o atual andamento do procedimento de homologação das obras de reforma e “quais medidas estão pendentes de efetivação nas obras, se será necessária nova vistoria, o prazo para realizá-la e se já há prazo para conclusão do referido procedimento.”
No último dia 15, o prefeito de Dourados, Marçal Filho (PSDB) se reuniu com uma companhia aérea e autoridades do setor aeroviário para tentar a retomada dos voos comerciais em Dourados. Ainda não há definição sobre a situação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.