Barragem de obra no aeroporto de Dourados transborda e alaga casas
Estrutura não aguentou grande volume de chuva que atingiu a cidade nesta sexta-feira; Exército foi acionado
Com a forte chuva que atingiu Dourados na manhã desta sexta-feira (24), a barragem das obras na pista do Aeroporto Regional Francisco de Matos Pereira transbordou e os moradores da região tiveram a casa inundada. Máquinas serão enviadas para o local. Vídeo publicado nas redes sociais mostra o volume de água que escoou.
De acordo com o coordenador da Defesa Civil da cidade a 251 quilômetros de Campo Grande, Rodrigo Vitorino da Cruz, o incidente aconteceu porque choveu mais do que o esperado e um relatório da situação foi enviado para o Exército Brasileiro e para as autoridades competentes.
“Choveu mais do que estava projetado para barragem de carga e a água passou por cima. Houve transbordamento. Estivemos lá e oferecemos ajuda para a família sair. Fizemos relatório para as autoridades competentes, o Exército disse que vai mandar duas retroescavadeiras para minimizar o transtorno”, explicou ao site Dourados Informa.
Conforme Rodrigo, três idosos que moram na região foram retirados pelos filhos, já que a água invadiu suas casas e também provocou a perda de ração para o gado criado por eles.
Ainda por conta do grande volume de chuva, outra residência no Jardim São Francisco ficou alagada. Assim como a sede de Guarda Municipal Ambiental, onde foi preciso motobomba para drenar a água que entrou no local.
Dados divulgados pela Embrapa Agropecuária Oeste são de que foram registrados na região sul da cidade mais de 29,1 milímetros de chuva em quase 3 horas e, segundo os equipamentos instalados na Fazenda Experimental da UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados), na região oeste foram 70,8 milímetros em 3h50.
(Com informações site Dourados Informa).