ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Gaeco amanhece na casa de ex-prefeito e vereadores em Ribas do Rio Pardo

São cumpridos mandados de busca e apreensão na casa dos alvos e na Câmara Municipal

Viviane Oliveira, Dayene Paz e Anahi Zurutuza | 16/08/2023 08:20
Veículo do Gaeco em frente a casa de um dos vereadores alvos. (Foto: Direto das Ruas)
Veículo do Gaeco em frente a casa de um dos vereadores alvos. (Foto: Direto das Ruas)

O Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) amanheceu nesta quarta-feira na casa do ex-prefeito José Domingues Ramos (PSDB), o "Zé Cabelo", e de dois vereadores em Ribas do Rio Pardo, distante 103 quilômetros de Campo Grande.

Conforme apurado pela reportagem, são cumpridos mandados de busca e apreensão na casa dos alvos e na Câmara Municipal. Na casa de um dos vereadores, foram apreendidos cerca de R$ 100 mil em espécie.

Agentes na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo nesta manhã. (Foto: Henrique Kawaminami)
Agentes na Câmara Municipal de Ribas do Rio Pardo nesta manhã. (Foto: Henrique Kawaminami)

Indagado, o presidente da Câmara, Luiz Antônio Fernandes Ribeiro (MDB), o "Luiz do Sindicato", disse que só vai se manifestar depois que a operação acabar. O Campo Grande News tentou contato com o ex-prefeito, mas o celular estava desligado. O motivo da operação ainda não foi informado.

Zé Cabelo foi eleito prefeito de Ribas do Rio Pardo em 2012 com 50,89% dos votos. Durante o mandato, enfrentou CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) por suposta irregularidade na doação de área pública para ampliar o espaço de pesqueiro na cidade.

Agentes cumprem mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal (Foto: Direto das Ruas)
Agentes cumprem mandados de busca e apreensão na Câmara Municipal (Foto: Direto das Ruas)

Ele foi à Justiça e conseguiu suspender os trabalhos da comissão processante. Em 2016, anunciou que a pedido da família não disputaria à reeleição. No dia 28 de outubro de 2018, o político foi parar na cadeia, após flagrante de transporte irregular de eleitores nas eleições para deputados, governador e presidente. O ex-prefeito foi colocado em liberdade dois dias depois após pagamento de fiança.

O Gaeco já deflagrou operações com alvos nos poderes Executivo e Legislativo de Ribas duas vezes. Em 2014, a Operação Viajantes investigou vereadores por “farra das diárias” e anos depois, em 2020, equipes bateram às portas do então prefeito, vice, ex-secretário e empresário da cidade. A Operação Combustão investigou esquema para desviar dinheiro público a partir de contratos de aquisição de combustíveis.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias