Na 1ª agenda em Dourados após posse, Riedel troca comando da PM e DOF
Ato está marcado para 14h30 na sede do DOF, mas se chuva continuar, será na Câmara de Vereadores
O governador Eduardo Riedel (PSDB) cumpre agenda nesta sexta-feira (24) em Dourados, a 251 km de Campo Grande. Será o primeiro compromisso oficial dele na segunda maior cidade de Mato Grosso do Sul após assumir o Governo em 1º de janeiro. Dourados é domicílio eleitoral do vice-governador José Carlos Barbosa (PP).
Às 14h30, Riedel participa da troca de comando no DOF (Departamento de Operações de Fronteira), no 3º Batalhão da Polícia Militar e no CPA-1 (Comando de Policiamento de Área).
O ato está marcado para a sede do DOF, na MS-156, mas a assessoria da PM já avisou que se a chuva continuar, será transferido para a Câmara de Vereadores, na Avenida Marcelino Pires.
Na direção do DOF, assume o coronel PM Everson Antônio Rozeni, em substituição ao coronel Wagner Ferreira da Silva. O coronel Rodrigo Alex Potrich assume o Comando de Policiamento de Área-1, função exercida atualmente por Everson Rozeni.
Para o comando do 3º Batalhão da Polícia Militar, o governador vai empossar o tenente-coronel Samuel Castilho Ferreira Aragão, em substituição ao tenente-coronel Helbert Davyson Romeiro de Souza.
O CPA é espécie de comando regional da PM. Mato Grosso do Sul é dividido em três CPAs. O Comando de Policiamento de Área 1 abrange todas as corporações da PM da região sul (de Maracaju a Nova Andradina) e de fronteira com o Paraguai.
Currículos – Everson Antônio Rozeni ingressou na Polícia Militar em 1992, aos 18 anos. Comandou o Pelotão de Iguatemi, o 12° Batalhão de Naviraí e a 9ª Companhia Independente em Dourados. Já atuou no DOF como chefe de equipe, chefe de seção de inteligência e subdiretor.
Rodrigo Alex Potrich ingressou na Polícia Militar no Rio de Janeiro em 1997. Possui cursos de pós-graduação em de segurança pública, cidadania, planejamento, inteligência e liderança. Atuou em Dourados e Ponta Porã e comandou batalhões em Nova Andradina, Naviraí, Rio Brilhante, Maracaju e Nova Alvorada do Sul.
Samuel Castilho Ferreira fez curso de formação de soldado da PM em Minas Gerais entre 2004 e 2005. Se qualificou como tenente-coronel da PMMS e tem cursos de aperfeiçoamento de oficiais, patrulhamento tático, especialização em policiamento de fronteira, operações de choque e intervenção estratégica em movimentos sociais.