Operação contra quadrilha do cigarro cumpre mandados em 9 municípios
A operação da Polícia Militar em conjunto com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) cumpre 24 mandados de prisão e 29 de busca e apreensão na manhã de hoje em Naviraí, Eldorado, Iguatemi, Itaquiraí, Mundo Novo, Amambai, Sete Quedas, Batayporã e Campo Grande.
A ação é contra quadrilha de contrabando de cigarros que tinham apoio logístico de policiais militares. São 11 mandados de prisão preventiva e 13 mandados de prisão temporária.
A operação foi batizada de “Fumus Malus”, ou Fumo do Mal, e é sequência da Operação Holambra, que na segunda prendeu 21 pessoas, 8 PMs e os demais civis.
As investigações começaram em outubro de 2010, pela Agência Central de Inteligência da PM, segundo o comando da Polícia Militar, depois de denúncias contra militares que estariam facilitando a passagem de contrabando.
No mesmo ano, o soldado Cleber de Queiroz, um dos presos na Operação Holambra, foi expulso da corporação por envolvimento nesse tipo de esquema.
“A população sul-mato-grossense precisa de uma resposta rápida da nossa Instituição sobre o envolvimento desses policiais com quadrilhas de contrabando de cigarros. Não somos e não seremos coniventes com os desvios de conduta da nossa Tropa, por isso determinei de imediato a instauração do Conselho de Disciplina” informou o Comandante Geral da PM, coronel Carlos Alberto David, em nota oficial divulgada na manhã desta quarta-feira.
Ainda não foi divulgado o número de prisões já efetivadas durante a operação ou o tipo de material apreendido.
Uma coletiva de imprensa foi convocada para às 17h, na Procuradoria Geral de Justiça