Paciente com covid que aguardava vaga em hospital morre em UPA
Lotação em UPA já havia sido alertada pela Fundação de Saúde e homem estaria na lista de 5 à espera de vaga
Homem de 50 anos, internado com covid na UPA Afrânio Martins, em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, morreu na tarde deste domingo. Segundo site Dourados News, ele era um dos 5 pacientes na unidade que aguardavam vaga para hospital de referência.
De acordo com divulgado pelo site, o homem foi identificado como Wanilton Alves Pereira e estaria na fila de espera por vaga hospitalar.
A situação da unidade foi divulgada em ofício da diretora técnica da Funsaud (Fundação de Serviços de Saúde de Dourados), Angela Marin, encaminhado ao prefeito de Dourados, Alan Guedes e secretário de Saúde, Edvan Marcelo Marques.
No documento com data de 5 de junho, consta que a “UPA está sem conseguir dar vazão para os pacientes com coronavírus atendidos nesta unidade hospitalar”. A diretora discorre sobre o número de atendimento de pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), com indicação de leito de UTI, com necessidade de manejo específico.
“Assim, na data de hoje (5, quarta-feira) a unidade encontra-se com 25 pacientes, sendo que 22 pacientes são com inseridos no sistema de regulação com 5 pedidos para UTI e 17 para enfermeira. Deste total, um paciente está entubado além de vários em máscara de oxigênio, sem perspectiva de regulação para leitos hospitalares”.
Depois da morte do paciente, a UPA foi fechada para novos atendimentos. A reportagem entrou em contato com assessoria da prefeitura e aguarda retorno para atualização do caso.