ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, SEGUNDA  23    CAMPO GRANDE 25º

Interior

Pela primeira vez na pandemia, Pedro Juan tem 100% dos leitos ocupados

Os 32 leitos da ala respiratória de hospital estão ocupados e obra de nova unidade atrasada

Helio de Freitas, de Dourados | 24/05/2021 12:23
Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, que está com 100% de leitos ocupados (Foto: Reprodução)
Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, que está com 100% de leitos ocupados (Foto: Reprodução)

Situação já rotineira em Mato Grosso do Sul, os leitos destinados a pacientes infectados pela covid-19 estão com 100% de ocupação pela primeira vez no Hospital Regional de Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia vizinha de Ponta Porã (MS), a 323 km de Campo Grande.

Os 32 leitos da ala voltada a pacientes com problemas respiratórios estão ocupados nesta segunda-feira (24) após aumento do número de pacientes nos últimos dias. Por outro lado, as obras de construção de outro setor para ampliar as vagas seguem em ritmo lento, segundo o jornal ABC Color.

O médico Nelson Emeterio Collar, diretor da 13ª Região Sanitária, lamentou a situação e disse que a ocupação agrava ainda mais a escassez de leitos de UTI.

Sobre a nova ala anexa ao hospital, com 16 novos leitos de terapia intensiva, o médico disse que o setor deveria ter sido entregue em um mês após o início das obras, no dia 13 de abril deste ano, mas o prazo não foi cumprido pela empresa Aponte Latorre.

Segundo ele, o atraso ocorre por problemas na instalação da planta de fornecimento de oxigênio. “Seria muita irresponsabilidade da minha parte ativar setor-chave na luta contra a covid-19 sem contar com planta de tratamento de oxigênio”, afirmou o médico.

Veja o vídeo do movimento de pacientes no Hospital Regional:

Com a vacinação bem mais atrasada que no Brasil, o Paraguai vê o número de mortes pela covid-19 aumentar todos os dias.

O número de casos também disparou e metade das amostras apresenta resultado positivo. Desde o início da pandemia são 8.360 pessoas mortas pelo coronavírus no território paraguaio.

Nos siga no Google Notícias