Polícia multa empresa em R$ 50 mil por armazenamento ilegal de agrotóxico
Recipientes estavam em galpões e escondidos no meio da plantação de soja
Uma empresa agrícola foi multada, nesta sexta-feira (19), em R$ 50 mil pela PMA (Polícia Militar Ambiental), por armazenar ilegalmente agrotóxicos e embalagens, em Costa Rica, município a 326 quilômetros de Campo Grande.
Os agentes encontraram diversos sacos com recipientes vazios espalhados de maneira inadequada no meio da lavoura de soja. As embalagens também estavam no lado externo e interno da fazenda.
De acordo com a PMA, não havia placas de identificação de produtos perigosos e o acesso aos produtos era livre a pessoas e animais domésticos. Além disso, o barracão onde os itens estavam armazenados contraria as normas técnicas e a legislação ambiental, uma vez que mistura maquinário aos agrotóxicos e contraria a própria bula dos produtos, pelo alto risco de contaminação.
O proprietário foi orientado a providenciar o armazenamento das embalagens dos agrotóxicos de acordo com a lei e conforme as recomendações dos fabricantes, e tomar as providências para a destinação correta dos resíduos químicos.
Ele poderá responder por crime ambiental por armazenar substância tóxica, perigosa à saúde humana ou ao meio ambiente. A pena, se condenado, é de um a quatro anos de reclusão.
Confira a galeria de imagens: