Por satélite, PMA descobre desmatamento ilegal e multa fazendeiro
Ele ainda foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada ao órgão ambiental estadual
Um fazendeiro foi multado após policiais militares ambientais descobrirem através de imagens de satélites quase dez hectares de vegetação nativa desmatada ilegalmente em Inocência – a 339 quilômetros de Campo Grande.
As imagens comprovaram que o desmatamento aconteceu entre os meses de fevereiro de maio de 2017. Nesta sexta-feira (31), os policiai localizaram e fiscalizaram a fazenda. Na área de 9,88 hectares, que deveria ser coberta por vegetação nativa, encontraram plantio de pastagem.
Parte da madeira da vegetação desmatada ainda estava jogada no local. As atividades da fazenda foram interditadas e o proprietário, que mora em Araçatuba – interior de São Paulo – foi autuado administrativamente e multado em R$ 10 mil. Ele ainda responderá por crime ambiental, que tem pena de três a seis meses de detenção.
O fazendeiro ainda foi notificado a apresentar um Plano de Recuperação da Área Degradada e Alterada ao órgão ambiental estadual.Toda a região ainda foi mapeada por drone.
“Com uso de drone foi realizada toda a caracterização da área para emissão de relatório que irá subsidiar o processo administrativo relativo à multa ambiental, que será julgado pelo Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul). Os documentos também serão encaminhados ao Ministério Público Estadual, para a ação criminal, bem como para a possível impetração de Ação Civil Pública de Reparação de Danos”, explica nota da PMA.