Prefeito tranquiliza comércio e diz que lockdown não será prorrogado
Alan Guedes afirma que medida conseguiu reduzir pressão sobre sistema de saúde e acaba sábado
O lockdown decretado no dia 30 de maio em Dourados (a 233 km de Campo Grande) para tentar frear a disseminação da covid-19 não será prorrogado e acaba sábado (12). A informação foi divulgada pelo prefeito Alan Guedes (PP) em transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura.
Ao lado do vice-prefeito Guto Moreira, que é médico, e do secretário interino de Saúde Edvan Marcelo Marques, Alan afirmou que o “fecha tudo” – até agora a medida mais severa adotada em Mato Grosso do Sul – já apresenta resultados, principalmente reduzindo a pressão sobre o sistema de saúde.
“A prefeitura não prorrogará o lockdown”, afirmou o prefeito. Ele anunciou que novo decreto deve ser publicado durante a semana com outras medidas restritivas, mas sem o “fecha tudo”.
Ele citou também outras ações adotadas nos últimos dias para reduzir o colapso criado pela pandemia, como a ativação de mais dez leitos de UTI no HU (Hospital Universitário), transferência de sete pacientes para leitos de terapia intensiva em Porto Velho (RO), ampliação do atendimento a casos suspeitos de covid-19 e da vacinação contra a doença.
Na transmissão, Alan também anunciou a ampliação de testes para detectar e isolar pessoas infectadas pelo vírus. Dois mil testes serão repassados pelo Estado. Até ontem, 33.462 douradenses tinham sido infectados pelo vírus e 549 morreram em decorrência de complicações da doença.
Desde o dia 30 de maio, apenas supermercados, açougues, padarias, farmácias, postos de combustíveis e serviços de saúde podem funcionar em Dourados. O município também adotou lei seca, com proibição de venda de bebida alcoólica em todos os estabelecimentos.
Demais estabelecimentos comerciais, empresas do agronegócio, igrejas e até setores considerados essenciais, como academias de ginástica, estão fechados.
Hoje (8), a prefeitura anunciou que Dourados aplicou 9,4 mil doses de vacina contra a covid-19 desde o início do lockdown. Isso significa que das 111 mil doses já aplicadas no município, 8,4% ocorreram no período de uma semana.
São 78,1 mil douradenses que tomaram a 1ª dose e 32,9 mil vacinados com as duas doses. A plataforma E-vacine indica que 90,4% das 122.929 doses encaminhadas foram aplicadas, totalizando 111.149 aplicadas. Existe atraso na atualização dos dados das vacinas aplicadas nas aldeias pela Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena).