Prefeitura retoma vacinação de idosos amanhã, mas só com agendamento
Prioridades são idosos acima de 90 anos e pessoas com 80 anos ou mais que estejam acamadas

Será retomada amanhã (10) a imunização de idosos contra a covid-19 em Dourados, a 233 km de Campo Grande. Na semana passada, a prefeitura chegou a definir cronograma para vacinar pessoas acima de 80 anos, mas as doses acabaram no segundo dia e a maioria desse público-alvo ficou sem a vacina.
Ontem, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu mais 1.260 doses da Coronavac e vai destinar todo esse estoque para vacinar pessoas de 90 anos ou mais e idosos acima de 80 anos que estejam acamados.
Entretanto, para evitar correria aos postos, aglomeração e desperdício das doses, a prefeitura decidiu aplicar a vacina apenas com agendamento prévio.
As pessoas incluídas nesse grupo prioritário terão de ligar nas unidades de saúde para conferir quais horários estão disponíveis. A vacinação será das 7h às 11h e das 13h às 17h na Vila Vieira, CSU (Centro Social Urbano), Altos do Indaiá, Ouro Verde, Parque das Nações I, Vila Rosa e Seleta (Jardim Flórida).
A prefeitura orientou as pessoas a não procurarem os postos sem agendamento, porque só será vacinado quem ligar antes e reservar o horário.
Dourados começou a vacinar os grupos prioritários no dia 19 de janeiro, com o primeiro lote de 30 mil doses de coronavac. Vinte e três mil vacinas (para primeira e segunda dose) foram destinadas à comunidade indígena e o restante usado para imunizar profissionais de saúde e idosos em instituições de longa permanência.
Casos – Com 192 testes positivos nas últimas 24 horas, o total de infectados pelo novo coronavírus chegou hoje a 18.980 em Dourados. São 17.789 pessoas já consideradas recuperadas, 980 em isolamento domiciliar e 41 internadas – 18 em leitos de UTI e 23 em enfermaria.
Há ainda outros 20 moradores de cidades da região hospitalizados em Dourados, o que mantém em 90% a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva.
Com mais uma morte, de homem com outros problemas de saúde que estava internado desde o dia 20 de janeiro, o total de óbitos chegou a 231 em Dourados. Outras 150 pessoas que moravam em cidades da região também morreram em hospitais douradenses desde o início da pandemia.