Procura de idosos por vacina surpreende e estoque acaba antes do previsto
Dourados recebeu 720 doses, mas tem pelo menos 3.600 moradores acima de 80 anos

A procura dos idosos pela vacina contra a covid-19 surpreendeu as autoridades de saúde de Dourados, cidade a 233 km de Campo Grande. As 720 doses enviadas pela Secretaria Estadual de Saúde para imunização de pessoas acima de 80 anos acabaram em dois dias de campanha.
Boa parte foi utilizada por moradores de 99 anos acima. Segundo a Secretaria de Saúde, o município tem pelo menos 3.600 pessoas com idade acima de 80 anos. Sem doses disponíveis, o secretário de Saúde Frederico de Oliveira Weissinger pediu que os idosos não procurem mais os postos nesta semana e aguardem a próxima remessa de vacina.
Segundo a prefeitura, se até há pouco tempo a vacina contra covid-19 ainda gerava dúvidas e insegurança, esse período ficou para trás. Devido à procura, o município teve de mudar o calendário de vacinação. O cronograma elaborado para idosos acima de 80 anos foi “atropelado” pela procura.
“Quando fizemos o cronograma, não imaginávamos que a procura seria tão alta. Isso é bom e ruim ao mesmo tempo. É bom porque as pessoas com mais idade tiveram acesso às doses como preconiza o Plano Nacional de Imunização. E é ruim porque as pessoas que ainda aguardavam o cronograma até sexta-feira [5] não poderão se vacinar agora”, explicou o secretário.
Segundo ele, mesmo com poucas doses, a estratégia foi pulverizar os frascos nas 33 unidades de saúde do município justamente para melhorar o acesso das pessoas em todas as regiões e evitar possíveis aglomerações.
Por isso, reforçou o pedido para que as pessoas incluídas no cronograma para receber a vacina amanhã e sexta – de 80 a 89 anos – não procurem as unidades de saúde. Não há mais doses disponíveis. “Ainda não temos previsão oficial, mas há esperança de que nova remessa chegue ao município no fim de semana”, afirmou.
Se as doses chegarem, o cronograma será retomado para imunizar grupos prioritários, especialmente os idosos que não conseguiram se vacinar durante a semana.