Promotores de eventos querem festas com até cem pessoas em Dourados
Pedido foi feito em reunião hoje com prefeito e com o presidente da Câmara; eventos estão suspensos há 11 meses

Promotores de eventos de Dourados, a 233 km de Campo Grande, cobraram a retomada das festas suspensas há 11 meses por causa da pandemia do novo coronavírus. Reunidos hoje (10) com o prefeito Alan Guedes (PP) e com o presidente da Câmara de Vereadores Laudir Munaretto (MDB), eles pediram, de início, a liberação de eventos com lotação máxima de cem pessoas.
Para impedir avanço na proliferação do vírus, a prefeitura editou decreto recentemente proibindo eventos e comemorações de qualquer natureza em chácaras, espaços e salões de condomínios, organizados por particulares ou por empresas especializadas. A cidade tem roque de recolher das 22h às 5h e bares só podem abrir até 18h.
No encontro, os empresários de buffet, formaturas, cerimonial, decoração, iluminação e sonorização apresentaram as reivindicações ao prefeito e pediram apoio dos 19 vereadores para que as atividades do setor possam retomadas em breve.
Além da liberação de eventos sociais com capacidade de até cem pessoas respeitando protocolo de biossegurança, os empresários pediram regras para diferenciar eventos públicos e sociais com fins lucrativos.
Laudir Munaretto relatou ao prefeito as dificuldades financeiras enfrentadas há quase um ano pelo setor em virtude das restrições sanitárias. O vereador conhece bem o ramo, pois atua no setor de buffet há 40 anos em Dourados.
“Os empresários procuraram a Câmara para relatar o desafio em manter as empresas em funcionamento. É muita gente que depende desse trabalho para levar sustento para casa. Infelizmente, o segmento sofre há quase um ano com os impactos da pandemia e precisa de alternativas para voltar a produzir e gerar empregos”, afirmou o presidente do Legislativo.
Segundo ele, Alan Guedes se mostrou interessado em encontrar saída para atender o setor sem prejudicar as medidas sanitárias adotadas para controlar o avanço da covid-19. Dourados chegou hoje a 19.110 casos positivos desde o início da pandemia e a 234 mortes em decorrência da doença, três delas nas últimas 24 horas.