ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  17    CAMPO GRANDE 30º

Interior

Sidrolândia, Bataguassu e Corguinho completam 68 anos de emancipação

Municípios comemoram data com shows e eventos culturais

Mariely Barros | 11/12/2021 08:44
Monumento de entrada da cidade de Bataguassu, distante 313 km da Capital. (Foto: Divulgação)
Monumento de entrada da cidade de Bataguassu, distante 313 km da Capital. (Foto: Divulgação)

As cidades de Bataguassu, Sidrolândia e Corguinho comemoram 68 anos de emancipação político-administrativa neste sábado (11). Após um ano sem festividades por conta da pandemia, os municípios retornam com atrações, shows e feira livre para os moradores.

Distante 313 de Campo Grande, Bataguassu tem uma população estimada de 23.620 habitantes segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A cidade foi elevada à categoria de município em 1953.

Segundo registros, as terras começaram a ser ocupadas pelos espanhóis, que terminaram abandonando a região, posteriormente devassada pela família Barbosa, que ali se fixou.

Outros pioneiros demandaram o local subindo o Rio Pardo, dentre eles, Manoel Cecílio de Lima, mais tarde, empreendedor da abertura de uma estrada boiadeira paralela àquele rio, ligando suas terras ao local onde se localiza o Porto XV de Novembro.

O parabéns da cidade será comemorado em um show solidário com a presença do cantor sertanejo Loubet e apresentação dos cantores locais Aline Costa, Jorge e Banda e Hendy Viale. O evento começa hoje às 19h30, no Centro de Eventos “João Leme”. A entrada é gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não perecível.

Imagem panorâmica de Sidrolândia, localizada a 71 km de distância da Capital. (Foto: Divulgação)
Imagem panorâmica de Sidrolândia, localizada a 71 km de distância da Capital. (Foto: Divulgação)

Distante 71 km da Capital, Sidrolândia tem uma população estimada de 60.792 habitantes segundo o IBGE. A cidade também foi elevada à categoria de município em 1953.

Segundo registros, os fundamentos da cidade de Sidrolândia foram fincados por Vicente de Brito, tronco da família Brito e José Pereira Martins, que, após a guerra do Paraguai, já no ano de 1870, vieram fundar suas fazendas naquelas paragens. Dois anos mais tarde, ali aportava o cuiabano Hermenegildo Alves Pereira com a mesma intenção, fundando a fazenda Ponto Alto.

Dos filhos de Vicente de Brito, distinguiu-se Porfírio, que fundou mais 4 fazendas e empregou todos seus esforços para evitar a dispersão de seus descendentes. Uma das filhas de Porfírio desposou Sidrônio Antunes de Andrade, catarinense de Lages, que foi homenageado em nome do município.

Alguns anos mais tarde, em consequência do falecimento de sua esposa, Sidrônio resolveu, em 1926, lotear a parte da Fazenda São Bento, que lhe couberam por herança; só concretizando, porém a ideia, em 1942, quando colocou à venda os lotes já há muito demarcados; dando à nova povoação que ali surgia a denominação de Sidrolândia. A partir desse ano, o novo núcleo apresentou um desenvolvimento rápido, surgindo logo várias construções residenciais e diversos estabelecimentos comerciais.

Hoje, se apresentarão as duplas Munhoz e Mariano e Alex e Ivan. A entrada do show é gratuita e a prefeitura disponibiliza ônibus, que começam a sair às 18h da Praça Central e da Praça São Bento para o parque de exposições, com uma taxa de R$ 5 reais para ir e R$ 5 para voltar.

Morro de São Sebastião, símbolo da Comunidade Quilombola Furnas da Boa Sorte, em Corguinho. (Foto: Reprodução)
Morro de São Sebastião, símbolo da Comunidade Quilombola Furnas da Boa Sorte, em Corguinho. (Foto: Reprodução)

Distante 99 km de Campo Grande, Corguinho tem uma população estimada de 6.158 habitantes segundo o IBGE.

O povoamento de Corguinho teve início em 1931, quando uma leva de garimpeiros nortistas e nordestinos tomaram conhecimento de garimpos nos córregos Carrapato e Formiga. Corguinho é topônimo originado do córrego do mesmo nome, que banha a cidade.

Os garimpeiros insatisfeitos com o resultado da exploração, levantaram acampamento e desceram o Rio Aquidauana até a foz do ribeirão Corguinho, onde encontraram novas jazidas de aluvião, e os resultados da exploração foram promissores, atraindo novos garimpeiros e consolidando a formação do povoado.

No município, as comemorações começam agora pela manhã. Às 8h, haverá hasteamento das bandeiras na Praça Limírio Cândido Vilela, seguido de um torneio misto de vôlei de areia. No começo da noite, às 19h, terá Feira Livre e Cultural e show com a cantora Juliana Monteiro.

Praça Limírio Cândido Vilela durante evento "Quitanda na praça", em Corguinho. (Foto: Divulgação)
Praça Limírio Cândido Vilela durante evento "Quitanda na praça", em Corguinho. (Foto: Divulgação)


Nos siga no Google Notícias