Superintendente do Incra vai a Itaquiraí por solução para brasiguaios
O superintendente do Incra/MS (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), Celso Cestari, deve ir, na próxima quarta-feira, ao município de Itaquiraí, onde às margens da BR-163 pelo menos 450 famílias de brasiguaios estão acampadas.
A faixa de domínio que eles ocupam pertence ao DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), que obteve liminar na Justiça e conseguiu ordem para o despejo.
No entanto, segundo informações do Incra, os dois mil brasiguaios que estão no local garantiram que não vão deixar a área, que deveria ser desocupada até amanhã.
Os brasiguaios ainda sinalizam que podem bloquear a rodovia com os barracos, mas não aceitam o local. Eles afirmam que só devem desocupar a área para ir a um assentamento.
MPF (Ministério Público Federal) e Incra negociam a saída pacífica. Segundo informações do instituto, já foi oferecida área para acomodar os brasiguaios, no entanto, eles exigem a fazenda Santo Antônio, que fica em Taquiraí.
Na terça-feira, sem-terra bloquearam a BR-163 na região por cerca de seis horas o que causou congestionamento de 10 quilômetros.