Temporal destrói casas e deixa 1 mil desabrigados na fronteira
Estragos causados pela chuva e vento ocorreram no departamento de San Pedro
Casas foram destelhadas, barracões de madeira ficaram destroçados e centenas de árvores caíram durante temporal na noite desta quarta-feira (19) no departamento de San Pedro, na faixa de fronteira do Paraguai com Mato Grosso do Sul.
Nueva Germania, povoado a 170 quilômetros da região entre os municípios de Paranhos e Coronel Sapucaia, foi a mais afetada.
De acordo com a imprensa paraguaia, o temporal deixou o povoado sem comunicação e sem luz elétrica. Cabos de energia foram arrebentados por galhos de árvore. Equipes da agência de energia do Paraguai e voluntários trabalham para restabelecer o fornecimento.
Quase todo o departamento (divisão territorial equivalente a estado) de San Pedro foi atingido pelas fortes chuvas. Casas foram inundadas e centenas de famílias tiveram de ser removidas. Segundo o jornal ABC Color, pelo menos mil pessoas ficaram desabrigadas.
Em San Pedro, os povoados mais afetados são Nueva Germania, San Vicente Pancholo e Lima. Nessa região, 200 famílias ficaram desabrigadas. Casas inteiras foram derrubadas pelo vento.
O prefeito de Lima, Juan Manuel Ávalos, informou que os estragos são grandes também na zona rural, mas as equipes não conseguem chegar nessas áreas porque as estradas estão interditadas por árvores caídas.
A Secretaria de Emergência Nacional informou que já mandou equipes e ajuda para os desabrigados. A prioridade é alojar as famílias e garantir distribuição de roupas e alimentos.
O Paraguai está em alerta por causa dos temporais. Quinze departamentos estão sob risco de chuva intensa, vendaval e queda de raios. Entre eles estão Amambay, Canindeyú e Concepción, vizinhos de Mato Grosso do Sul.