ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  24    CAMPO GRANDE 23º

Interior

Teste revela alta pureza de cocaína escondida em sacos de farinha de trigo

Maioria dos 900 fardos de farinha tinha tabletes de cocaína; apreensão ocorreu em Amambai

Helio de Freitas, de Dourados | 02/02/2021 09:51
Teste revela alta pureza de cocaína escondida em sacos de farinha de trigo
Cor azul indica pureza de cocaína apreendida em carga de farinha de trigo (Foto: Adilson Domingos)

A cocaína apreendida na noite de ontem (1º) em carga de farinha de trigo na fronteira com o Paraguai tem alto teor de pureza. O resultado foi revelado em teste feito nesta terça-feira quando os tabletes eram retirados dos fardos de farinha de trigo, na delegacia da PRF (Polícia Rodoviária Federal) na BR-163, em Dourados, a 233 km de Campo Grande.

Veja o vídeo:

Policiais que atuam na repressão ao tráfico na fronteira acreditam que a droga seria despachada de navio para a Europa. A carreta transportando 900 fardos, cada um com 25 quilos de farinha de trigo, era conduzida por Francisco da Silva, 59, de Presidente Venceslau (SP).

A droga foi descoberta por policiais rodoviários federais da delegacia de Dourados – campeã nacional em apreensões de cocaína em 2020 – na MS-386, que liga o distrito de Sanga Puitã, em Ponta Porã, ao município de Amambai.

Os policiais já investigavam o motorista após ele ser parado no posto de Dourados quando seguia em direção à fronteira em busca de carga. Francisco teria ficado extremamente nervoso ao ser abordado, o que despertou a atenção da equipe, acostumada a identificar esse tipo de comportamento suspeito.

Monitorado pelo serviço de inteligência, o motorista foi abordado ontem à noite quando chegava em Amambai. Diante da suspeita de que a carga de farinha de trigo escondia droga, a carreta foi trazida para Dourados.

Teste revela alta pureza de cocaína escondida em sacos de farinha de trigo
Cão farejador da Polícia Federal aponta presença de droga em carreta (Foto: Divulgação)


Com ajuda de um cão farejador da Polícia Federal, os policiais descobriram que a maioria dos fardos de farinha de trigo escondia tabletes de cocaína. Para tentar despistar a fiscalização, a primeira camada de fardos não tinha droga, mas os sacos das camadas inferiores escondiam cada um quatro tabletes, todos identificados com símbolo dourado de um leão atrás da letra X.

A carreta e o motorista serão levados para a Polícia Federal em Ponta Porã, onde Francisco vai ser autuado em flagrante por tráfico e a droga será pesada. Não há estimativa da quantidade de droga, já que será preciso abrir todos os 900 fardos de farinha de trigo para retirar os tabletes.

O caminhoneiro nega saber da droga, mas ele mentiu várias vezes para os policiais durante as abordagens. Ao ser parado pela primeira vez, disse que carregaria em Dourados, mas seguiu direto para Ponta Porã, onde a carga foi colocada na carreta na madrugada de ontem.

Nos siga no Google Notícias