União decreta situação de emergência em município devido às fortes chuvas
Apoio emergencial será disponibilizado depois que prefeitura apresentou prejuízos à Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
O Ministério da Integração Nacional reconheceu, nesta terça-feira (19), a situação de emergência no município de Itaquiraí, ao sul de Mato Grosso do Sul, devido aos prejuízos provocados pelas fortes chuvas que estão frequentes nos dois últimos meses.
O apoio emergencial, publicado no Diário Oficial da União tem ontem, têm vigência de 180 dias. Ele foi disponibilizado pela Sedec (Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil) a partir do chamado PDR (Plano Detalhado de Resposta), apresentado pela prefeitura por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres.
Após a análise, se aprovado, o recurso é definido e liberado, garantindo acesso às ações de apoio da Sedec para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas.
Distante cerca de 140 quilômetros de Campo Grande, Itaquiraí tem registrados intensas rajadas de vento desde o final de outubro, com quedas de árvores, interrupção do fornecimento de energia elétrica e pontos de alagamentos.
Outros quatro estados afetados por desastres naturais também receberão o apoio emergencial. Nos municípios de Ipiranga do Piauí, no Piauí, e Canindé de São Francisco, em Sergipe, a emergência é em decorrência de estiagem.
Panambi, no Rio Grande do Sul, foi afetado por um forte vendaval. Já o município mineiro de Pirapetinga decretou emergência em função das boçorocas, que são fendas na terra ou ravinas.