ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

MS recebe 400 mil doses de vacina contra a pólio e sarampo

A vacinação será realizada de 6 a 31 de agosto, mas o “dia D” de imunização ocorre no dia 18 de agosto

Izabela Sanchez | 31/07/2018 17:48
O objetivo é imunizar crianças de 12 meses a menores de 5 anos (Divulgação/Agência Brasil)
O objetivo é imunizar crianças de 12 meses a menores de 5 anos (Divulgação/Agência Brasil)

Mato Grosso do Sul aderiu a campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo, que começa na próxima segunda-feira (6). No Estado, 158 mil crianças devem ser vacinadas. A campanha vai até o 31 de agosto, mas o “dia D” de imunização ocorre no dia 18 de agosto.

Em todo o país, 11,2 milhões de crianças devem ser vacinadas. Mato Grosso do Sul recebeu 400 mil doses das três vacinas, segundo o Ministério da Saúde. A prioridade da campanha são as crianças de um até menores de cinco anos. Conforme o Ministério, esse público é mais suscetível à doenças. Foram adquiridas 28,3 milhões doses das vacinas, um total de R$ 160,7 milhões.

De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o quantitativo de vacinas ainda não chegou em Campo Grande. O objetivo é imunizar crianças de 12 meses a menores de 5 anos, com meta de vacinar ao menos 95% das crianças dessa faixa etária.

O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ainda assim, boletins recentes afirmam que o país pode sofrer um surto da doença. Entre 1º de janeiro e 23 de maio deste ano, foram registrados 995 casos de sarampo, 611 no Amazonas e 384 em Roraima, incluindo duas mortes, segundo a OMS.

Já com relação a pólio, identificou-se um registro da doença na Venezuela, país que faz fronteira com o Brasil. A doença era considerada erradicada no continente desde 1994.

Em Campo Grande, as vacinas estarão disponíveis nas 66 UBS/UBSF (Unidades Básicas de Saúde). Os pais devem levar a caderneta de vacinação para avaliação e registro da vacina. As salas de vacinação das unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 11h e das 13h às 16h45.

Nos siga no Google Notícias