MS tem 49 policiais e bombeiros selecionados para a Força Nacional
O processo seletivo para composição do Departamento da Força Nacional de Segurança Pública terminou com 44 policiais militares aprovados, e cinco bombeiros selecionados, em Mato Grosso do Sul.
Segundo edital publicado no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (06), foram selecionados 20 soldados, 13 sargentos, nove cabos, e dois tenentes da PM.
Embora ainda não seja oficial, a assessoria do Corpo de Bombeiros afirma que dois capitães, dois cabos e um soldado foram indicados. A própria corporação coordenou um processo seletivo interno com provas teóricas, técnicas e de aptidão física.
Os cinco aprovados foram indicados e podem ser submetidos a outros testes pela Força Nacional. No geral, os 49 escolhidos aguardam prosseguimento das últimas etapas do processo.
Força Nacional – Criada em 2004, a coporação é coordenada pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério de Justiça (MJ). É acionada quando um governador solicita auxílio federal para conter atos que atentem contra a lei e que possam sair do controle das policias locais. A Força tem sido usada no Espirítio Santo, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, primeiramente, para contar rebeliões em presídios e auxiliar na proteção das faixas de fronteira.