Professora de Coronel Sapucaia é reeleita para cargo internacional
A professora Fátima Aparecida da Silva, que iniciou sua carreira dando aulas, nas primeiras séries do então ensino primário, na cidade de Coronel Sapucaia, foi reeleita, nessa última quinta-feira, dia 7, vice-presidente da Internacional de Educação para América Latina (IEAL), entidade sindical mundial dos trabalhadores em educação. A recondução aconteceu durante a X Conferência Regional da entidade, que aconteceu em Santiago, no Chile.
Fátima Silva, que já foi presidente da Fetems (Federação dos Trabalhadores em Educação de MS), é também a secretária de relações internacionais da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação) e mora em Campo Grande. Na votação, em Santiago, ela contou com o apoio unânime das entidades afiliadas a IEAL, 37 sindicatos nacionais dos 22 países da América Latina.
Para Fátima Silva, essa continuidade traduz o reconhecimento e aprovação dos trabalhos realizados durante a última gestão, e renova a oportunidade de seguir implementando os projetos previstos para o período 2015-2019. "É fruto de um caminho, de uma construção política, da unidade da região. Tenho o compromisso de defender as bandeiras coletivas construídas na CNTE e e IE, e em todo o processo do Movimento Pedagógico", disse ela.
Durante a posse, professora Fátima Silva agradeceu a confiança depositada nela para a construção do espaço coletivo que o Comitê Regional representa, e destacou que esta não é uma posição pessoal, mas que a sua participação está representando a própria Confederação brasileira e o coletivo da região da América Latina.
O presidente eleito, também reconduzido ao cargo, é o Argentino Hugo Yasky. O evento em Santiago, que terminou ontem, dia 9, contou a participação da presidente do Chile Michele Bachelet. Na ocasião, os dirigentes prestaram solidariedade aos professores brasileiros, que estão nas ruas lutando por melhores condições de trabalho e renda.