ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 26º

Boa Imagem

Use a psicologia das cores a seu favor

As cores influenciam em nossas emoções, é estratégico saber usá-las para transmitir as mensagens que deseja

Larissa Almeida (*) | 01/02/2022 11:30

Não existe cor desprovida de significado. As cores transmitem mensagens tanto para quem as usa quanto para quem as vê, e são ferramenta poderosa em nossa comunicação visual. De acordo com a escritora e cientista social Eva Heller, a nossa relação com as cores não se baseia apenas em questões de gosto, mas sim em experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. Elas influenciam em nossas emoções, sentimentos e desejos.

De modo geral, as roupas confeccionadas em tonalidades quentes, como o vermelho, o laranja e o amarelo, costumam transmitir alegria, e são tidas como estimulantes e dinâmicas. Já os tons frios, como o azul, o verde e o roxo, são frequentemente associados à tranquilidade e seriedade.

Para uma entrevista de emprego, por exemplo, usar tom de azul escuro pode ser uma ótima estratégia, e em uma reunião de negócios, onde o objetivo seja transmitir força, o vermelho certamente poderá te ajudar. Se o objetivo for acessibilidade, aposte em cores mais claras, como um coral, verde claro ou rosa. Para além da imagem, você sabia que a cor é responsável por 85% do motivo pelo qual você compra um produto específico? Clique aqui para acessar infográficos superinteressantes sobre o tema.

Para profissionais da área de comunicação, design, arquitetura e psicologia, por exemplo, recomendo a leitura do livro de Heller, “A Psicologia das cores: Como as cores afetam a emoção e a razão”. É profundo e analisa em detalhes cada cor e seus significados.

 Resumidamente, segue abaixo – e no vídeo – as mensagens que cada cor transmite:

  • Vermelho: raiva, paixão, desejo, excitação, força, poder, agressão, perigo, é capaz de aumentar nosso fluxo sanguíneo, é a primeira cor que nossos olhos enxergam.
  • Rosa: amor, inocência, romantismo, charme, leveza, delicadeza, feminilidade;
  • Amarelo: alegria, otimismo, claridade, advertência;
  • Laranja: energia, calor, comunicação, estimula o apetite;
  • Verde: saúde, calma, natureza, renovação, fertilidade, cor com maior efeito relaxante;
  • Azul: lealdade, unidade, confiança, verdade, segurança;
  • Roxo/Violeta: realeza, espiritualidade, transformação, sabedoria, magia;
  • Marrom: confiabilidade, conforto, resistência, estabilidade, simplicidade;
  • Preto: poder, sofisticação, formalidade, profundidade, luto, tristeza;
  • Branco: pureza, limpeza, paz, inocência, casamento (culturas ocidentais), morte (culturas orientais), frieza;
  • Cinza: abnegação, sobriedade, tecnologia, neutralidade, tristeza;

(*) Larissa Almeida é formada em Comunicação Social pela UFMS e pós-graduada em Influência Digital pela PUC-RS. Trabalhou durante 14 anos na área de comunicação e imagem em importantes instituições como Caixa Econômica Federal, Prefeitura de Campo Grande, Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, Senado Federal, além de ter coordenado a comunicação da Sanesul. Consultora de imagem formada pelo RML Academy e Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Especialista em Dress Code e comportamento profissional por Cláudia Matarazzo e RMJ Treinamento e Desenvolvimento Empresarial.

Nos siga no Google Notícias