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Em Pauta

A história de como o sutiã virou máscara

Mário Sérgio Lorenzetto | 25/03/2021 06:21
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Esta é a história de  uma "big little woman", uma "pequena grande mulher". Nascida Sara Finkestein, adotou o nome de Little Sara, por causa de sua altura: 1,50 m. Sara foi a maior designer industrial dos EUA, era conhecida como a "arma secreta" da indústria de seu país. Foi ela quem criou centenas de novas embalagens para a Coca Cola, Ford, Pfizer, Nasa e Motorola.


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Atender às necessidades reais dos usuários.

Embora tenha se popularizado na pandemia como uma das mais eficientes máscaras, a N95 não surgiu agora. Sua história remonta à década de 1960. A Little Sara, nessa época, prestava consultoria à fábrica da 3M que produzia máscaras para os trabalhadores da saúde. Sara adquiriu fama criando produtos e embalagens que atendessem às necessidades reais dos usuários. Essa é uma ideia comezinha nos dias atuais, mas em 1960 ninguém pensava em vender mais pensando no povo. Sara começou a colocar em prática esse pensamento revolucionário pelas máscaras.


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Frequentando hospitais.

Nessa época, Little Sara estava auxiliando três familiares hospitalizados. Todos os dias ia ao hospital. Percebeu que médicos e enfermeiras mostravam desconforto com a máscara que usavam - eram planas e apertadas no rosto. Pensou em uma máscara com formato de concha, copia do sutiã. A 3M gostou da ideia. Em 1961, lançou a primeira máscara com formato de taça do sutiã.


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Um molde ruim.

Mas a 3M não obteve sucesso, a máscara não tinha um bom molde que se adaptasse a qualquer formato de rosto, não impedia a passagem de bactérias e vírus. Little Sara continuo estudando. Observou que a 3M começava a usar um novo material: o TNT (sigla para "tecido não tecido"), um tipo de fibra sintética porosa. Com esse novo material e um molde ao estilo dos italianos (que se adaptam à qualquer corpo), a 3M conseguiu a máscara ideal. Estava criada a N95, a melhor e mais vendida máscara de todos os tempos.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

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