ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Em Pauta

A medicina que estuda as dietas inicia com Confúcio

Mário Sérgio Lorenzetto | 08/01/2023 08:56
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Como na Mesopotâmia (parte do atual Iraque, Irã e Síria), terras próximas a dois grandes rios, na China também se organizam para tirar proveito das ricas terras próximas a seus rios. Conseguem criar represas para se precaver de inundações e para melhor alimentar sua crescente população. A história dessas duas regiões é muito similar. É assim que surgem as primeiras aldeias que acabam se agrupando em conjuntos maiores, os impérios.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Os imperadores da agricultura.

A época dos impérios chinesa começa por volta de 2.800 antes de Cristo. O primeiro imperador é denominado "O divino lavrador". É a era onde inventam utensílios de cozinha feitos de cerâmica. O segundo, "O imperador amarelo", teria inventado o cozimento a vapor dos cereais (arroz e milhete) e foi o primeiro a obter o sal, deixando secar a água do mar. Um ministro, Houri, teria desenvolvido as primeiras bebidas alcoólicas à base de arroz e de sorgo. Também criam as primeiras colheres feitas de ossos de animais, servem para comer arroz. Os pauzinhos só aparecerão 1.600 anos depois. O chá só aparecerá trezentos anos antes de Cristo.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Livro dos ritmos, manual de medicina da dieta.

É da época de Confúcio, talvez de sua lavra, que surge o "Livro dos ritmos", o primeiro manual de medicina da dieta. Muito popular, ensina que todos devem comer sentados (sob esteiras de palha). Devem ser servidos em ordem, os peixes, as carnes (cordeiro ou porco), e os legumes acompanhados de molhos diversos, e, para terminar, cereais (cozidos no vapor). Os líquidos devem ser servidos à direita dos convidados, ao passo que os pratos devem ser postos à esquerda.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Mulheres desprovidas de carne.

A alimentação confucionista diferencia-se segundo o sexo: os homens comem bastante carne, enquanto as mulheres se alimentam sobretudo de trigo, cevada e soja, alimentos então considerados inferiores. O estudo de esqueletos datando desse período revela que as mulheres sofrem mais de desnutrição que os homens.
Nos siga no Google Notícias