Árvore de natal é alemã, o presépio italiano e Noel é turco
Em quase todos os países do mundo, as pessoas estão com as árvores de natal montadas. Proporcionam um clima especial neste período. Acredita-se que essa tradição começou em 1.530, na Alemanha. Certa noite, Martinho Lutero, caminhava pela floresta e ficou impressionado pelos pinheiros cobertos de neve. Levou galhos para sua casa e reproduziu as estrelas que havia visto no céu. Além dessa estrela feita de galhos de pinheiro, adicionou algodão e acendeu velas. Queria mostrar a bela cena que havia presenciado na floresta.
O primeiro presépio.
A tradição de montar um presépio teve início com São Francisco de Assis, no ano de 1.223. Foi nessa época que em Greccio, cidade perto de Roma, São Francisco mostrou aos trabalhadores rurais como tinha sido o nascimento de Jesus. Teve a ideia de pegar argila e montar vários bonequinhos de barro. A tradição de montar presépio ganhou o mundo. Chegou no Brasil no século XVII. O religioso Gaspar de Santo Agostinho montou o primeiro presépio em Olinda, no Pernambuco.
O bispo Nicolau é o Papai Noel.
A figura do bom velhinho foi inspirada em um bispo chamado Nicolau, que nasceu na Turquia em 280 d.C.. o bispo, homem de bom coração, costumava ajudar os pobres, deixando saquinhos com moedas próximas às chaminés das residências. Foi transformado em santo pela igreja católica. Mas a associação do bispo Nicolau com a ideia de Papai Noel, aconteceu na Alemanha. E foram os alemães, ainda no tempo do Brasil Colônia, que trouxeram essa festa religiosa para o Brasil. Sim, o natal brasileiro, é alemão. Antes, só davam importância para a crucificação de Cristo (Sexta Feira Santa) e sua Ressurreição (Páscoa).