É possível construir 1.500 leitos em dez dias?
Há duas notícias chinesas que estão sendo veiculadas paralelamente. Ao mesmo tempo que as mensagens sobre o coronavírus causam preocupação e medo, a construção de dois hospitais, somando 1.500 leitos, em dez dias, causa estupefação. Como conseguem erguer o equivalente a todos os hospitais públicos de Campo Grande em tão poucos dias?
Campo Grande tem 1.446 leitos hospitalares.
Segundo o Ministério da Saúde, a capital do Mato Grosso do Sul conta com 1.446 leitos nos hospitais gerenciados ou financiados pelos governos. Somando todos os leitos da Santa Casa, do Hospital Regional e do Universitário o ministério faz essa contagem atual. Os três foram erguidos entre 1.000 a 1.800 dias. A diferença da capacidade de planejar e executar obras é gigantesca. Inacreditável.
Há milhões de brasileiros acompanhando as obras dos hospitais chineses.
Hoje, um dos hospitais de Wuhan começa a receber exclusivamente as pessoas infectadas pelo coronavírus. Na próxima quarta-feira, o maior deles, com 1.000 leitos, passará a receber os demais pacientes dessa cidade que se tornou o polo do vírus que mais preocupa o mundo. Como conseguem construir tão rapidamente? Essa pergunta vem levando milhões de brasileiros a acompanhar o ritmo das obras. Descobriram que a televisão pública CGTN está emitindo vídeos pelo YouTube a cada dez horas.