Invenções "made in China" estão mudando o mundo
Desde a Inteligência Artificial, passando pelas armas, e chegando ao meio ambiente, conheça as invenções que têm mãos chinesas e estão mudando o mundo. A China está assumindo o primeiro posto na vanguarda da inovação e o exemplo disso foi a chegada no lado mais afastado da Lua com a sonda Chang'e -4, há duas semanas.
O primeiro médico robô... e certificado pelos médicos humanos.
Chama-se Xiaoyi e passou em todos os testes médicos de licenciamento em 2017. Esse médico robô foi construído pela empresa iFlytek. Se aprovado pelo CFM, resolveria a eterna crise da falta de médicos brasileira em locais humildes e distantes.
O maior painel solar flutuante do mundo.
A China é o investidor número um em energias renováveis. O maior painel solar flutuante do mundo está abastecendo 94 mil casas.
O primeiro carro-voador.
Talvez venha a ser a solução às cidades abarrotadas de carros nas ruas. Em fevereiro de 2018, o primeiro carro-voador subiu aos céus em Lianyungang. Ele também pode voar sem piloto humano. Chama-se Ehang 284 e cumpriu com perfeição todos os testes que lhe foram impostos.
O primeiro serviço de entregas por drones.
Enquanto os clientes do nosso Ocidente esperam que suas encomendas cheguem por avião, a chinesa JD.com já está entregando pacotes usando drones. Pretende expandir-se por todo o mundo.
Os primeiros clones de macacos.
Os simpáticos macaquinhos chamam-se Zhong Zohg e Hua Hua. No início de 2018, cientistas chineses conseguiram clonar macacos pela primeira vez. Não está longe o dia em que clonarão humanos.
O primeiro banco onde todos os empregados são robôs.
Atenção para o China Construction Bank. Em 2018, abriu suas portas, em Xangai. Os humanos foram atendidos exclusivamente por robôs. Não tenham dúvida, é o modelo sonhado pelos banqueiros do mundo.
A primeira terapia de regeneração pulmonar.
Perdeu parte do pulmão? Em abril de 2018, os médicos da Universidade de Tongji anunciaram a primeira terapia de regeneração pulmonar feita com sucesso no mundo.
O primeiro trem sem maquinista.
Mais barato que os trens tradicionais, este trem chinês, além de dispensar maquinistas, é movido a eletricidade.
O primeiro canhão eletromagnético de guerra já está nos navios chineses.
Essa foi mais uma feroz competição entre as tecnologias norte americanas e chinesa. Os chineses chegaram à frente e já estão instalando esses canhões que utilizam a eletricidade para disparar projeteis a inacreditáveis sete vezes a velocidade do som. O adversário nem escuta o tiro.
Primeira cidade-floresta.
Com capacidade para 30 mil habitantes, a China está construindo uma cidade-floresta com 40 mil árvores. A cidade absorverá 10 mil toneladas de CO2 por ano.
Primeira via rápida solar.
Viajar de carro e produzir energia. Essa é uma solução engenhosa na área da energia renovável. A cidade de Jinan foi a primeira do mundo a construir uma via rápida solar.
Primeiro carro elétrico impresso em 3D.
A empresa chinesa 3D Polymaker associou-se à italiana Italy´s Electrical para construir o primeiro carro em 3D. Colocará no mercado a US$10 mil.
Primeiro navio minerador de grande profundidade.
O Nautilus New Era foi lançado ao mar em março de 2018. É o primeiro navio a prospectar e recolher minerais em águas de grande profundidade. Se encontrar uma montanha de minério de ferro nas proximidades da China, dará adeus às compras brasileiras.
Primeiro implante dentário automatizado.
Dentistas-robôs estão realizando cirurgias mais cedo do todos esperavam. Em setembro de 2017, um robô chinês colocou dois implantes - impressos em 3D - na boca de uma mulher.