O homem que falava com as formigas
Até poucos anos, os descendentes guaranis conservavam lendas de que, alguns deles, dispunham de certo poder místico sobre os animais. Onde falta ciência, a superstição domina. Havia aqueles que falavam com peixes; outros com onças, o mais curioso e noticiado, no entanto, era o homem que falava com as formigas.
Tomás, o homem que extingue formigueiro.
Houve inúmeros guaranis que se prontificavam a mudar formigueiros, por meio de conversas com seus habitantes. Segundo informações fidedignas, viveu em Aquidauana o curandeiro de nome Tomás, que revolucionou esse município, exercendo um credo a seu modo, atendendo a chamados para extinguir formigueiros, por meio de práticas místicas.
De Aquidauana para Bela Vista.
Até o ultimo informe, Tomás vivia entre as duas Belas Vistas da fronteira, atendendo os fazendeiros da região. Sem duvida alguma, a última noticia é de que estava sendo esperado pelo coronel Militão Loureiro, um dos maiores fazendeiros do município, para desterrar os formigueiros de sua excelente propriedade rural. Também foi por lá que Tomás arrumou uma encrenca danada ao levar os formigueiros de uma fazenda para outra. Diferente do flautista de Hamelin, Tomás sempre foi bem remunerado e nunca passado para trás. Todos se lembram do conto desse flautista que, depois de tocar sua flauta para os ratos os levou a um rio, afogando-os. Como não recebeu o pagamento acordado, voltou para levar as crianças desse município alemão e nunca mais as devolveu, encarcerando-as em uma caverna.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.