Plantar verduras e frutas entre eucaliptos, a ciência dá frutos
O solo existente entre duas fileiras de eucaliptos é considerado infértil no mundo. Era. À partir de agora, os fazendeiros conseguirão obter lucros com essa área improdutiva. Uma pesquisa na Fazenda "A Laracha", na La Coruña, Espanha, conseguiu obter bons resultados na plantação de batatas, beringelas, morango, cevada e até de trigo. Só não conseguiram sucesso com o plantio de milho.
Regeneração do solo.
Os cientistas realizaram trabalhos de regeneração do solo na "A Laracha" sob os princípios da agricultura sintrópica. Significa que buscaram restabelecer "os equilíbrios naturais dos ecossistemas". Lançaram mão de diversos cultivos para aportar macronutrientes fundamentais na fertilidade do solo com distintos tipos de biomassa, visando acrescentar material orgânico e carbono. À partir do segundo ano, vieram os resultados. As análises laboratoriais mostraram um incremento constante de macronutrientes NPK - nitrogênio, fósforo e potássio - além do aumento da presença de carbono e matéria orgânica. E então surgiu o milagre: brotaram batatas. Uma multidão foi ver para crer. Até o prefeito da cidade correu para compartilhar a pesquisa revolucionária.
250.000 hectares voltarão a produzir.
Essa região tem 75% de sua área plantada com eucaliptos. Com o sucesso de "A Laracha", está ocorrendo um impulso para a sua área rural em termos sociais e econômicos. Novas plantações significam novas fontes de produção de riqueza. Estão começando os trabalhos para o aproveitamento de 250.000 hectares. A liderança das pesquisas foi feita por Melania Payán, da empresa galega Ecocelta.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.