ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  24    CAMPO GRANDE 32º

Em Pauta

Procrastinador, o grande enrolador brasileiro

Por Mário Sérgio Lorenzetto | 24/01/2025 07:20
Procrastinador, o grande enrolador brasileiro

A procrastinação é um dos característicos comportamentos dos brasileiros. Pesquisas feitas entre universitários dão a dimensão: impressionantes 80% a 95% deles admitem procrastinar com uma certa frequência. Esse comportamento se mantém mais ou menos constantes quando olhamos para diversas variáveis como idade, sexo, cultura, grupo social…. Não estamos falando de simplesmente deixar atividades para depois. Afinal, qualquer rotina envolve priorizar tarefas e encaixar pausas para descanso e lazer. A procrastinação é, o adiamento intencional de tarefas que poderiam e deveriam ser feitas no presente - mesmo quando você sabe que se procrastinar lhe trará ansiedade, culpa e estresse lá na frente. A procrastinação é, antes de tudo, uma atitude burra.


Procrastinador, o grande enrolador brasileiro

Contra o bom senso desde a Antiguidade.

A palavra em si vem do latim “procrastinare”, que significa literalmente “deixar para amanhã”. O grego Hesíodo, 800 anos antes de Cristo, já dizia que “o homem que adia o trabalho está sempre a lutar com desastres”. A Bíblia também afirma que você não deve adiar para amanhã nem depois de amanhã, pois não enche o celeiro o homem negligente, nem aquele que adia”. Os pensadores da Antiguidade já ficavam surpresos com esse comportamento humano tão contraintuitivo: por que diabos insistimos em fazer coisas que sabemos que vão nos trazer consequências negativas, como deixar tudo para a última hora. Mas a ciência está começando a explicar a enrolação.


Procrastinador, o grande enrolador brasileiro

Escrito nos neurônios.

Força de vontade, vergonha na cara e técnicas de gerenciamento do tempo são os remédios contra a procrastinação de uma mãe brava típica. Acontece que o problema é um poço mais sutil, já que a procrastinação não necessariamente vem acompanhada da preguiça. Muitos enroladores se boicotam ocupando o próprio tempo com outras missões trabalhosas, só para não terem de fazer o que realmente precisam. Os métodos de organização do tempo ajudam, mas tratam apenas os sintomas, não as causas da enrolação. É que o buraco é mais embaixo. Na verdade, mais em cima: no teu cérebro. No fundo, fomos moldados para levar uma vida selvagem, temos um “lado animal”. Ele é imediatista. Prefere sempre ações que trazem resultado e prazer no aqui e agora. A luta contra a procrastinação é diária.

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias