ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  26    CAMPO GRANDE 27º

Em Pauta

Se todos usassem máscara não existiria pandemia

Mário Sérgio Lorenzetto | 13/06/2020 08:29
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Não parece difícil, mas muitas pessoas se negam a usar máscara por motivos estéticos ou sensação de sufoco. Será possível obrigar todos usarem máscara? Em alguns países asiáticos, mesmo antes da pandemia, a maioria das populações já as utilizavam durante o inverno. Um costume adquirido pela insistência de seus governantes dos benefícios que elas trazem nos períodos de maior propagação de vírus e bactérias. Agora, um estudo com 60 milhões demonstra que se todos usassem máscara não teríamos a pandemia do coronavírus. E vai além, diz que não teríamos a pandemia se pelo menos 50% da população as usassem. Mas há cientistas céticos dessa efetividade.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
A OMS e os governos retardaram recomendar o uso de máscara.

O sentido comum diz que o uso de máscara nos protege de qualquer partícula ou patógeno transportado pelo ar. Mas alguns cientistas não tem isso tão claro. Só aceitam essa ideia se todos usassem as máscaras médicas que impedem a passagem de mais de 90% dos vírus. A discussão aberta pelo estudo com 60 milhões de pessoas está centrada no uso de máscara de algodão. Mas não resta dúvida, a OMS e os governantes retardaram a recomendação ou exigência do uso de máscaras.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
As máscaras reduziriam muito o índice de reprodução do vírus (RO).

Os cientistas britânicos que realizaram esse estudo afirmam que, se pelo menos 50% da população usasse máscara, o índice de reprodução do vírus cairia abaixo de 1,0. Essa é a taxa em que ele perde capacidade de propagação e é o grande fiador da saída dos "cárceres residenciais" em que nos metemos.


Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Máscara + distanciamento + isolamento parcial = comunidade sem coronavírus.

A equação montada pela Universidade de Cambridge é bem simples. Dizem os cientistas que bastaria algo como 50% da população usar a máscara, manter o distanciamento de 2 metros e organizar algum isolamento parcial (um tipo de revezamento) para aguardar a produção da vacina seria suficiente. Também afirmam que se toda a população usasse máscara, o RO seria de 0,5.
Outros cientistas apontam a falha mais clara desse estudo: não há quem use a máscara dentro de sua própria residência. Assim, os contágios continuariam a rondar as populações. Outro temor é de que se todos apenas usassem máscara, relaxassem no distanciamento e nos cuidados de higiene.


Nos siga no Google Notícias