A importância da prevenção odontológica
Será que você cuida da saúde da sua boca? Na vida, sabemos que é sempre melhor prevenir do que ter problemas no futuro. Isso também se aplica para a nossa saúde bucal. Qualquer dentista sabe a importância da prevenção odontológica e recomenda isso aos seus pacientes. Ela é importante para a saúde da boca, mas também para a saúde do corpo em geral, ajudando o paciente a ter mais qualidade de vida e bem-estar.
O aparecimento de cáries, por exemplo, já começa em bebês, aumentando expressivamente em crianças, e aumenta ainda mais entre adolescentes e piora nos idosos – aliás, um grande número dos jovens nunca sequer foi ao dentista. E os idosos também deixam de ir. Esse tipo de doença é muito simples de evitar: fazendo a higiene bucal diária, visitando o dentista ao menos duas vezes por ano e seguindo suas orientações. Além disso, a prevenção odontológica traz diversas outras vantagens para quem segue as recomendações do dentista corretamente.
Talvez você ainda esteja se perguntando o porquê que a prevenção odontológica é tão necessária e como ela vai te ajudar. Veja os principais benefícios para quem faz prevenção:
• Evita doenças como placa bacteriana e gengivite;
• Evita o mau hálito;
• É responsável por aumentar a vida útil dos tratamentos bucais;
• Ajuda a identificar doenças e problemas em sua fase inicial, evitando complicações e agravamento de dores e doenças;
• Previne o câncer bucal;
• Evita cáries;
• Diminui significativamente as chances de perder dentes com doenças periodontais e inflamações avançadas, já que o acompanhamento permite um diagnóstico precoce;
• Ao evitar a perda de dentes, também evita problemas que podem surgir com a retirada desses dentes, como bruxismo, dores de cabeça, dores de ouvido, entre outros incômodos;
• Ajuda na autoestima e na socialização, pois existem pessoas que têm vergonha dos seus dentes e deixam de sorrir espontaneamente, o que não acontece com quem tem os dentes bem cuidados;
• É muito mais barato e econômico fazer a prevenção do que ter que arcar com os custos de tratamentos de doenças e outros procedimentos.
• Diminui o risco de acidentes cardiovascular, já que muitas bactérias provenientes da boca, chegam até a válvula cardíaca, causando uma “obliteração da válvula”, que pode levar a um AVE (Acidente Vascular Encefálico).
• Diminui o risco de parto prematuro em mulheres grávidas.
• E muitas doenças sistêmicas podem ser diagnosticadas através de um exame bucal, ex. falta de vitamina C ou de vitamina K, leucemia, AIDS etc.
E aí gostou dessa dica? Então me siga no meu Instagram @marcopolosiebra e compartilhe comigo suas dúvidas. No próximo vídeo vou falar como é feito essa prevenção.
Um abraço e até o próximo semana.
(*) Marco Polo Siebra é Odontólogo ha mais de 28 anos, Especialista em: Prótese Dentária; Odontogeriatria; Implantodontia. É Master Coach Pela FEBRACIS (Federação brasileira de Coaching Integral Sistêmico), Ministrante dos Cursos: Pode da Ação; Poder e Alta Performance; Jeito de Viver Família; Educar, Amar e Dar limites; Decifre e Influencie Pessoas; Coach de Carreira; Analista de Perfil Comportamental; Processo de Coaching Individual; Processo de Coaching em Grupo; Cursando uma Pós Graduação em “Neurociência e Performance Humana” na Faculdade FEBRACIS. Hoje tem como principal missão impactar e transformar pessoas de forma que concretizem seus objetivos em todas as áreas da vida. É diretor da Associação Pestalozzi de Campo Grande/MS.
Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.