ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 22º

Saúde Viva

Novo tratamento é promissor para doenças musculares

Por Anaísa Banhara (*) | 06/09/2024 15:34

Hoje vim contar uma novidade quentinha para vocês. Essa novidade vai aquecer, de sobremaneira, o coração das mães de crianças de Duchenne.

Já falei em outras oportunidades sobre a doença neuromuscular rara chamada Duchenne. Disse que A DMD é uma doença genética que causa fraqueza e degeneração dos músculos, principalmente em meninos, e pode levar a complicações graves ao longo do tempo.

Hoje não é dia de falar de doença. É dia de falar de Esperança. De Novidade.

O FDA autorizou, hoje, a comercialização do medicamento Duvyzat ou Givinostat, como queiram.

Givinostat é um medicamento para o tratamento da distrofia muscular de Duchenne (DMD). O Givinostat pertence a uma classe de medicamentos conhecidos como inibidores de histona desacetilase (HDAC).

Esses inibidores têm como objetivo interferir no processo de degeneração muscular. Em termos simples, eles ajudam a reduzir a inflamação nos músculos e a prevenir danos adicionais às células musculares. O objetivo é preservar a força e a função muscular pelo maior tempo possível.

Sabe por que o Givinostat é tão importante?

Respondo: atualmente, não há cura para a DMD, e as opções de tratamento são limitadas. O tratamento com Givinostat oferece uma nova esperança, pois está sendo desenvolvido para ser usado em conjunto com outras terapias, como corticosteroides. Estudos clínicos iniciais mostraram que o Givinostat pode ajudar a melhorar a função muscular e retardar a progressão da doença, o que pode melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

É óbvio que Givinostat representa uma esperança importante para pessoas com distrofia muscular de Duchenne. E se é esperança, não poderia ficar de fora de nossa coluna de saúde.

Pais de crianças com Duchenne, agradeçam a Deus por mais esse respiro de vida.

Vejo vocês na próxima semana.

 (*) Líder e idealizadora da Comunidade “Tudo para Raros”, Anaísa Maria Gimenes Banhara dos Santos, 34 anos, é advogada e proprietária do escritório Banhara Advocacia em Campo Grande, MS, especializado em demandas de saúde contra planos de saúde e o SUS. Com inscrição na OAB/MS e suplementares na OAB/DF e OAB/SP, é especialista em acesso à saúde e pioneira em tutelas de urgência para medicamentos de alto custo como Voxzogo e Zolgensma. Atua também na concessão de tratamentos oncológicos avançados e é ativista na causa. Membro de diversas comissões da OAB e ABA, é palestrante, colunista, professora universitária e foi assessora jurídica no Ministério Público Estadual por mais de dez anos. Graduada em Direito pela UCDB, possui MBA em Direito da Saúde e Compliance Hospitalar. Fluente em português, inglês e espanhol, domina o pacote Office e Internet. 

 

Os artigos publicados com assinatura não traduzem necessariamente a opinião do portal. A publicação tem como propósito estimular o debate e provocar a reflexão sobre os problemas brasileiros.

Nos siga no Google Notícias