Colégio Status inaugura novo Laboratório de Inteligência de Vida em 2020
Trata-se de um laboratório diferente e no qual os experimentos são outros. A proposta é a experimentação da vida e o que há de mais belo nela: Os sentimentos e os relacionamentos. O objetivo é desenvolver o pensamento crítico de cada aluno, e amadurecer o autoconhecimento, autocontrole, empatia e relacionamento; além de desenvolver habilidades sociais e emocionais fundamentais para os novos desafios do século XXI, tais como: Colaboração, Criatividade, Comunicação, Proatividade, Pensamento Crítico e Perseverança. Para ajudar os alunos a se conhecerem mais, desenvolverem autocontrole e empatia e a melhorarem o relacionamento entre si, o Colégio Status, e implantará em 2020 o Laboratório Inteligência de Vida (LIV), projeto que é um grande laboratório com experimentos de vida, como sentimentos e relacionamentos. O LIV – Laboratório Inteligência de Vida é um grande laboratório. Um laboratório um pouco diferente dos que costumamos ver por aí. Aqui, não há tubos de ensaio, nem microscópios de última geração. Nossos experimentos são outros. Nós experimentamos a vida e o que há de mais belo nela: os sentimentos e os relacionamentos. No LIV, o aluno, além de desenvolver o seu pensamento crítico, entende que, com a ajuda de outros, é possível ir mais longe e que errar faz parte do processo.
Se para os adultos os sentimentos são complexos, imagine para as crianças, que ainda estão construindo sua personalidade e geralmente não são ensinadas a identificar emoções e nem a trabalhá-las da melhor forma. Diversos marcos nacionais e internacionais de educação e direitos humanos esclarecem que o direito à educação está atrelado não só ao acesso à escola e ao conhecimento, mas à formação em todas as dimensões do ser humano. É importante entender que estimular e desenvolver habilidades socioemocionais não significa contradizer a importância dos conteúdos curriculares tradicionais. Pelo contrário, esse estímulo apoia e auxilia na própria aprendizagem do aluno. Tamanha é sua relevância que a educação socioemocional está presente em 6 das 10 competências gerais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, documento que define os conteúdos, competências e habilidades que os alunos brasileiros têm o direito de aprender em cada ano letivo nas escolas.
No LIV não há sentimentos bons ou ruins; todos são permitidos e compreendidos para que possamos lidar com eles da melhor maneira possível. É só praticarmos um pouquinho e… Eureca! Tornamo-nos pessoas melhores. Agora, convidamos você a vestir o jaleco e vir investigar, testar e aprender conosco. Vamos?
Diversos marcos nacionais e internacionais de educação e direitos humanos esclarecem que o direito à educação está atrelado não só ao acesso à escola e ao conhecimento, mas à formação em todas as dimensões do ser humano. É importante entender que estimular e desenvolver habilidades socioemocionais não significa contradizer a importância dos conteúdos curriculares tradicionais. Pelo contrário, esse estímulo apoia e auxilia na própria aprendizagem do aluno. Tamanha é sua relevância que a educação socioemocional está presente em 6 das 10 competências gerais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, documento que define os conteúdos, competências e habilidades que os alunos brasileiros têm o direito de aprender em cada ano letivo nas escolas.
O Programa acontece uma vez por semana dentro da grade curricular, contribuindo para a formação de um cidadão mais completo para os desafios do século XXI. Os nossos materiais promovem a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, não existindo respostas “corretas” ou “esperadas”. A partir de um planejamento pedagógico estruturado, o LIV tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, com um currículo desenvolvido pensando nas particularidades de cada faixa etária.
Oferecido dentro da grade curricular, o programa contribui para a formação de cidadãos mais completos para os desafios do século XXI, sejam eles pessoais, profissionais ou de qualquer outro âmbito da vida dos estudantes. Os materiais estimulam a reflexão, o debate, a escuta, a investigação e o questionamento, sem que haja respostas “corretas” ou “esperadas”.
A partir de um planejamento pedagógico estruturado, o LIV tem a preocupação de sempre dialogar com a linguagem e os interesses dos alunos, com um currículo desenvolvido pensando nas particularidades de cada faixa etária. Além disso, desenvolvem o pensamento crítico dos estudantes, demonstram a importância de contar com a ajuda de outros para ir mais longe e que errar faz parte do processo.
Dentre os benefícios comprovados do programa estão: prevenção de bullying, diminuição da ansiedade e depressão, superação de fracassos, estimulo a escolhas responsáveis e saudáveis, conscientização de talentos e limitações, melhora no desempenho acadêmico e diminuição do índice de violência e comportamento antissocial.
Organizações nacionais e internacionais de educação e direitos humanos esclarecem que o direito à educação está atrelado não só ao acesso à escola e ao conhecimento, como também à formação em todas as dimensões do ser humano.
É importante entender que estimular e desenvolver habilidades socioemocionais não significa contradizer a importância dos conteúdos curriculares tradicionais. Pelo contrário, esse estímulo apoia e auxilia na própria aprendizagem do aluno.
Sua relevância é tão expressiva que a educação socioemocional está presente em seis das 10 competências gerais da BNCC – Base Nacional Comum Curricular –, documento que define os conteúdos, competências e habilidades que os alunos brasileiros têm o direito de aprender em cada ano letivo nas escolas. Além disso, a partir de 2020, as escolas deverão conter disciplina socioemocional em seu currículo obrigatoriamente.
No Fundamental I, a inteligência emocional continua sendo nosso foco. Trabalhamos quatro importantes pilares da teoria do psicólogo Daniel Goleman: autoconhecimento, autorregulação, empatia e habilidades sociais. Nesse momento, diversificamos a abordagem, pois entendemos que os alunos já são capazes de reconhecer e nomear sentimentos mais complexos, como ciúme, frustração, animação e arrependimento.
Esse trabalho é realizado por meio de livros exclusivos, criados em parceria com a autora Blandina Franco e o ilustrador Carlos Lollo, ganhadores do Prêmio Jabuti. Em cada capítulo, os protagonistas vivem situações que se aproximam das dos alunos, ajudando-os a refletir sobre cada experiência.
Além disso, com os responsáveis, trabalhamos o livro “Tenho monstros na barriga”, da autora Tonia Casarin, que possibilita um espaço de discussão sobre os sentimentos em casa.
No Fundamental II, os alunos são apresentados a diferentes disciplinas e professores, iniciando um processo de maior cobrança em relação ao estudo formal. Em paralelo, vivenciam um momento repleto de transformações: a adolescência. Nesse contexto, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais se torna indispensável, facilitando as relações interpessoais, intrapessoais e a vivência dos novos desafios.
O currículo para essa faixa etária é pautado em seis habilidades principais: perseverança, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e colaboração.
Para auxiliar no desenvolvimento dessas habilidades, trabalhamos com temáticas e ferramentas conectadas com a linguagem dos alunos. As aulas são guiadas por jogos, projetos e séries audiovisuais, engajando-os ainda mais no desenvolvimento das habilidades socioemocionais.
O grande sucesso do programa nesse segmento são quatro seriados audiovisuais desenvolvidos exclusivamente para o LIV, que trazem temáticas importantes para a discussão em sala de aula.
O objetivo é, a partir da conexão dos alunos com os personagens e ator Laboratório de Inteligência de Vida (LIV).
Matricule seu filho no Colégio Status e obtenha mais informações.