ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  13    CAMPO GRANDE 25º

Conteúdo Patrocinado

“Isso é só um câncerzinho” é frase frequente e traz alerta importante

Esse pensamento de “desmerecer” o câncer de pele, é o que acarreta dificuldades no diagnóstico

Post Patrocinado | 01/12/2022 08:00
“Isso é só um câncerzinho” é frase frequente e traz alerta importante
Atendimento no IACP – Instituto Avançado do Câncer de Pele.

“Essa feridinha não é nada”. “Isso é só um câncerzinho”. “Qualquer um arranca isso”. Essas são frases que o Dr. Rafael Oliveira, Cirurgião Oncológico há mais de 10 anos, ouve frequentemente no consultório de oncologia, especialmente de quem trata câncer de pele. Esse pensamento de “desmerecer” o câncer de pele, é o que acarreta dificuldades no diagnóstico, o qual se torna mais tardio e, consequentemente, influencia no sucesso do tratamento.

Com a proximidade do verão e exposição prolongada ao sol por causa das férias, folgas, recessos e feriados prolongados, o mês inicia com a campanha Dezembro Laranja,  que reforça cuidados contra o câncer de pele.

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum que existe. Os principais tipos de câncer de pele são o Carcinoma Basocelular, o Carcinoma Espinocelular e o Melanoma. O Melanoma é muito menos comum do que os outros tipos (5% dos casos), mas muito mais propenso a invadir tecidos próximos e se espalhar para outras partes do corpo. A maioria das mortes por câncer de pele é causada pelo melanoma.

Levando-se em consideração tudo isso, alinhado com uma paixão pela oncologia cutânea, surgida desde a época da residência médica em cirurgia oncológica, é que o Dr. Rafael Oliveira decidiu empreender e se dedicar quase que exclusivamente à essa área da oncologia: o câncer de pele. Dessa forma, procurando oferecer um cuidado personalizado e completo aos pacientes portadores de tumores de pele, surgiu a ideia de se criar um espaço onde o paciente pudesse obter toda atenção necessária, desde os cuidados de prevenção, detecção e diagnóstico, até o tratamento do câncer de Pele. Surgiu então o IACP – Instituto Avançado do Câncer de Pele.

Num espaço acolhedor e único, o IACP faz questão de que o paciente se sinta seguro de que está recebendo o melhor atendimento possível, sempre com condutas individualizadas, baseadas nas queixas e diagnósticos de cada paciente em específico.

“Tratar o câncer de pele, não é simplesmente pegar um bisturi, cortar o paciente e retirar a lesão. É entender a história natural do tumor e seu prognóstico, considerando o estágio no momento do diagnóstico. Por isso é tão importante se ter uma noção global da oncologia, pra tratar de forma correta e assertiva, esses tumores”, explica o Dr. Rafael.

“Isso é só um câncerzinho” é frase frequente e traz alerta importante
IACP realizamos todos os tipos de biópsias de pele para diagnóstico das principais neoplasias cutâneas.

Buscando oferecer esse atendimento completo, no campo da prevenção o Instituto realiza o Mapeamento Corporal com Dermatoscopia Digital.

O Mapeamento Corporal com Dermatoscopia Digital (mapeamento de pintas), é um exame indolor e confiável, usado para monitorar lesões pigmentadas na pele (pintas) para ver se estão se tornando cancerígenas ou se têm potencial para se tornar câncer no futuro.

O mapeamento usa a fotografia para rastrear quaisquer alterações em suas pintas ao longo do tempo. Essas alterações podem incluir mudanças no tamanho, forma e cor de suas pintas, sinais de que ela pode estar se tornando cancerosa.

O exame de mapeamento corporal e dermatoscopia digital é indicado principalmente para pessoas com alto risco de câncer de pele, como as que apresentam múltiplas pintas (especialmente quando mais de 100 nevos), pintas (nevos) atípicas (displásicos) e história pessoal e/ou familiar de melanoma. A periodicidade do exame depende do risco de cada paciente. No geral é realizado a cada 6 a 12 meses, sendo que algumas lesões podem necessitar serem reavaliadas em curto prazo, geralmente em 3 meses.

Com relação aos procedimentos diagnósticos, no IACP realizamos todos os tipos de biópsias de pele para diagnóstico das principais neoplasias cutâneas.

“Isso é só um câncerzinho” é frase frequente e traz alerta importante
Instituto realiza o Mapeamento Corporal com Dermatoscopia Digital. (Foto: Kísie Ainoã)

Em se tratando do tratamento do câncer de pele, sabe-se que a cirurgia é a principal modalidade e é a que vai trazer as maiores chances de cura para o paciente. Entre as técnicas de resseção do câncer de pele, destaca-se a Cirurgia Micrográfica de Mohs.

A cirurgia micrográfica de Mohs é uma forma especializada de cirurgia usada para tratar cânceres de pele não melanoma quando:

- Avalia-se que há um alto risco de o câncer se espalhar ou retornar

- O câncer está em uma área onde seria importante remover o mínimo de pele possível, como o nariz ou perto dos olhos

A Cirurgia de Mohs remove o tumor e uma pequena área de pele normal em volta. As bordas são imediatamente verificadas ao microscópio para garantir que o tumor foi completamente removido. Caso ainda haja células do tumor nessa avaliação, mais tecido é retirado e nova avaliação ao microscópio é feita. Esse processo se repete, até que todo tecido tumoral seja retirado. Isso garante taxas de cura da ordem de 98% para cânceres primários e até 93% para câncer recidivado (que voltaram), contra 93% e 83%, respectivamente, quando se utiliza a técnica convencional de cirurgia.

A Cirurgia Micrográfica de Mohs geralmente é realizada em regime ambulatorial, em um dia, sob anestesia local e sedação leve. De todos os tratamentos para câncer de pele, a Cirurgia Micrográfica de Mohs oferece a maior taxa de cura (objetivo principal) com mínimo desconforto e maior preservação do tecido normal, minimizando assim as cicatrizes.

“Isso é só um câncerzinho” é frase frequente e traz alerta importante
Dr. Rafael Oliveira, Cirurgião Oncológico há mais de 10 anos, é fundador do Instituto Avançado de Câncer de Pele. (Foto: Kísie Ainoã)

Dessa forma, com responsabilidade, dedicação e empatia, o Instituto Avançado do Câncer de Pele vem para oferecer aos pacientes atendimento completo e universal, focado no indivíduo e em suas necessidades. Para os colegas médicos, é um espaço onde podem referenciar seus pacientes portadores de malignidades da pele, tendo a certeza de que no IACP o compromisso e a ética são os carros-chefes da nossa missão.

Entre em contato e agende sua consulta:

Os telefones são (67) 9 9297-4283 (Clique aqui) ou (67) 9 9265-3969 (Clique aqui).

O endereço do IACP é no Edificio Atrium Corporate, na Rua Alagoas, 396 - Sala 1803 (Veja como chegar).

Saiba mais pelo Instagram @cancerdepele.iacp.

“Isso é só um câncerzinho” é frase frequente e traz alerta importante
O endereço do IACP é Edificio Atrium Corporate, na Rua Alagoas, 396 - Sala 1803. (Foto: Kísie Ainoã)


Nos siga no Google Notícias