Casal de mutum é flagrado passeando com filhote no Horto Florestal
Aves silvestres foram localizadas por militar da reserva, durante a semana
Casal de mutum-de-penacho, ave silvestre nativa do Pantanal, foi visto dando um passeio no Horto Florestal de Campo Grande durante a semana, junto com filhote. Quem encontrou a "família" foi o militar da reserva, Marcial Torres Filho, que encaminhou as imagens para a reportagem durante a noite desta quarta-feira (18).
De acordo com Marcial, o passeio aconteceu no feriado de Independência. "Fui caminhar e avistei a cena. Eles estavam tranquilos, e por ser algo diferente do habitual, resolvi registrar", disse o militar.
No entanto, ele entende que por ser um animal silvestre, a família de mutum deve ser acompanhada até uma unidade ambiental. "É um apelo. Fico com medo das pessoas afugentarem eles, machucarem. São uma família e correm perigos de maldades", argumentou.
Conforme já noticiado em reportagens anteriores, veterinários não recomendam a aproximação de animais silvestres. Em primeiro momento, a orientação é de entrar em contato com o CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestre) no telefone (67) 3326-6003.
Levantamento da PMA (Polícia Militar Ambiental) aponta que, no 1º semestre deste ano, 284 animais silvestres foram capturados pelos bairros. Quem encontrar animais silvestres feridos ou filhotes perdidos, deve entrar em contato com a PMA para proceder o resgate. Os telefones em Campo Grande são (67) 3357-1500 e (67) 9984-5013.
Direto das Ruas - A história desta reportagem chegou até o Campo Grande News pelo Direto das Ruas, telefone de interação dos leitores com a redação. Viu um fato que precisa ser apurado? Envie denúncias, flagrantes e sugestões pelo WhatsApp: (67) 99669-9563. Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o aparelho celular na posição horizontal.
Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.