ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  25    CAMPO GRANDE 24º

Direto das Ruas

“Corriqueiro”: vendedor acompanha rotina de descarte de lixo em terreno

O problema vem ocorrendo há mais de cinco meses em rua do Bairro Vivendas do Parque

Por Geniffer Valeriano | 29/10/2024 12:35

“É corriqueiro”, diz o vendedor que há cinco meses acompanha a rotina de descarte de lixo em terreno do Bairro Vivendas do Parque, em Campo Grande. Lucas Moura, de 28 anos, relata que a área chega a ser limpa, mas após 20 dias o problema volta a ocorrer.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Um vendedor de Campo Grande relata que o descarte irregular de lixo em um terreno no Bairro Vivendas do Parque ocorre diariamente, com carros descarregando entulho e restos de poda de forma rápida e frequente. Apesar de a área ser limpa periodicamente, o problema se repete em cerca de 20 dias. O morador, que já denunciou o problema à Prefeitura, afirma que a situação impacta negativamente a estética do local e causa danos ambientais. O descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental e pode resultar em multa e autuação.

O descarte irregular de lixo vem sendo realizado na Rua Roraima, próxima à Avenida Doutor Paulo Adolfo Bernardo. Do alto, em seu apartamento, Lucas começou a acompanhar os descartes que ocorrem diariamente.

Nesta terça-feira (29), o jovem conseguiu gravar o momento em que um Fiat Uno, com uma carretinha carregada restos de poda de árvore, realiza o descarte na via. O grupo precisou de apenas 38 segundos para deixar o lixo e ir embora. Em agosto, o flagra foi de dois carros descartando lixo ao mesmo tempo.

“Isso é corriqueiro, acontece todo dia e toda hora. Esse [Uno que aparece no vídeo] já apareceu umas três vezes, mas tem outros que vêm aqui para jogar lixo também”, explica o vendedor.

Conforme Lucas, a ação de quem realiza o descarte irregular é sempre rápida, durando cerca de um minuto. O problema conhecido pelo vendedor há cinco meses é antigo, declara. “Quando vim morar aqui já tinha lixo. Eles passam umas patrolas para limpar, mas passa 20 a 30 dias já acontece tudo de novo”.

O jovem conta que chegou a relatar o problema para a Prefeitura de Campo Grande através de e-mail, mas não recebeu nenhum retorno. “É ruim, porque aqui a vista é tudo verdinho e o lixo deixa tudo poluído, fora o agravo que traz para a natureza”, finaliza.

Crime - Conforme informado pela Semadur em matérias anteriores, o descarte irregular de entulhos em local proibido é passível de punição pelos órgãos competentes. Quem flagrar a ação deve acionar a Guarda Civil Metropolitana por meio do 153, para que o autor do descarte seja autuado em flagrante. As denúncias também podem ser feitas via telefone 156.

O cidadão que for flagrado pelas forças de segurança pública fazendo o descarte irregular de resíduos responderá por crime ambiental. Caso flagrado por um auditor fiscal da Semadur, será multado, com valor que varia entre R$ 2.727,50 e R$ 10.910,00.

Direto das ruas - A imagem chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563.

 Clique aqui e envie agora uma sugestão.

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal. Receba as principais notícias pelo celular.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias