ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Direto das Ruas

Empresário relata preocupação com peixes mortos: "Sempre acontece esse fenômeno"

Vídeo enviado pelo empresário mostra vários peixes da espécie dourado mortos no leito do Rio Miranda

Gabriel de Matos | 21/02/2023 18:46

O empresário Rogério Iehle Walter, de 58 anos, relata preocupação com o aumento de peixes mortos no leito do Rio Miranda. "Não é só minha preocupação, é de todos daqui, desde piloteiros, donos de pousada a pescadores profissionais". Ele reside no Passo do Lontra, Distrito da Nhecolândia, em Corumbá.

Vídeo enviado pelo empresário mostra vários peixes da espécie dourado mortos no leito do Rio Miranda. Nesta terça-feira (21), outro vídeo chamou a atenção e relatou a mesma situação.

Pescador gravou a situação no mesmo rio, após ter quase transbordado. Em vídeo enviado ao via canal Direto das Ruas, ele diz que o rio está com decoada (fenômeno natural caracterizado pela alteração das características da água, como cor, odor e oxigênio dissolvido) e mostrou um peixe morto e uma raia quase sem vida.

Rogério Iehle informa que a temporada de pesca começa no dia 1 de março e que vários setores da economia local notam o efeito negativo da morte dos animais. "Os grupos agendados quando sabem o que está acontecendo cancelam as reservas", relata.

Ele contextualiza que o Passo do Lontra não se beneficia com atividades como pesque e solte, que começou no último dia 1 de fevereiro. "Ficamos aqui sem trabalhar quando acontece esse fenômeno, amargando dívidas e despesas. Isso é causado por cinzas de queimadas e plantas aquáticas em decomposição".

"Os turistas não querem se arriscar a chegar aqui e não pegar peixe nem para comer. Infelizmente, essa é a nossa realidade. Dependemos do rio com água de qualidade", lamenta Iehle.

Direto das Ruas - O relato chegou pelo Direto das Ruas, o canal de interação dos leitores com o Campo Grande News. Quem tiver flagrantes, sugestões, notícias, áudios, fotos e vídeos pode colaborar no WhatsApp pelo número (67) 99669-9563. 

Clique aqui e envie agora uma sugestão. 

Para que sua imagem tenha mais qualidade, orientamos que fotos e vídeos sejam feitos com o celular na posição horizontal.

Nos siga no Google Notícias