Homem "se pendura" em fiação elétrica no Jardim Los Angeles
Reparos só devem ser feitos por profissionais da Energisa, com roupas e equipamentos de segurança adequados
Sem qualquer tipo de equipamento de segurança, munido apenas de coragem e inconsequência, um homem se "pendurou" em um poste de energia elétrica no Jardim Los Angeles, em Campo Grande, na tarde desta terça-feira (31). Um leitor do Campo Grande News passou pelo local na hora e parou para fazer o registro, chocado.
A cena aconteceu na Rua Mansour Contar. O leitor que enviou a foto preferiu não se identificar e disse que o homem estava se arriscando para realizar reparos nos fios de alta tensão.
"Embora não seja possível determinar se ele está realizando manutenção ou removendo a fiação, o perigo é iminente e o fato é que ele corre o risco de sofrer uma morte trágica. É importante destacar a importância de seguir medidas de segurança e tomar precauções para evitar acidentes desse tipo", ressaltou.
O homem parece estar sozinho, em um carro sem identificação, sem capacete ou corda que o proteja de eventual queda. Também não usa luvas e pisa diretamente na fiação.
Reparos em postes de energia elétrica devem ser feitos somente pela Energisa ou terceirizada autorizada e sempre com capacete, botina, luva de proteção, luva isolante de borracha, manga isolante de borracha, cinto de segurança e vestimentas especiais.
Em casos de fios soltos, a população deve entrar em contato imediatamente com a concessionária pelo telefone 0800 722 7272 ou com o Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Energisa, não foi solicitado reparos nesta unidade em específico.
Sobre casos de furto de energia, a concessionária informa que além de ser crime e gerar impacto nas tarifas de clientes regulares, as ligações clandestinas oferecem riscos à população, já que podem ocasionar acidentes com choques elétricos, curtos-circuitos e incêndios, sobrecarregam e comprometem a confiabilidade da rede de distribuição de energia.
A pena prevista para quem utiliza a fraude varia de 2 a 8 anos e para quem se beneficia do furto, de 1 a 4 anos. Denúncias sobre furto de energia podem ser feitas por meio do 0800 722 7272.